Queimadas e hidrelétrica: combinação letal no norte do MT

Ribeirinhos que vivem nas proximidades do Rio Teles sofrem efeitos do desmatamento ilegal: com prejuízos materiais, de saúde, além dos danos incalculáveis de verem o território arder em chamas

O rio Teles Pires, um dos rios mais importantes do estado de Mato Grosso, é hoje o rio amazônico mais impactado pelas hidroelétricas na Amazônia: foram construídas quatro grandes obras em menos de uma década,

Os quatro empreendimentos, juntos, foram responsáveis pela destruição de milhares de hectares de floresta gerando um impacto incalculável para a biodiversidade e as populações locais. 

Somente a UHE Sinop foi responsável pela destruição de 24 mil hectares – cerca de 70% dessa floresta já está morta e apodrecendo dentro do lago gerando problemas sociais e ambientais imensos, como a mortalidade dos peixes.

Na última semana, o consórcio Sinop Energia foi multado pela SEMA no valor de R$ 36 milhões, o que somado às multas anteriores dá R$ 90 milhões em multas que o consórcio tem acumulado, após uma série de crimes e irregularidades na operação do empreendimento.

Foto: Bruno Cardoso

Em um momento que é celebrado o Dia da Amazônia pouco se tem a festejar. No Mato Grosso, os impactos das hidrelétricas estão somados aos focos de queimadas na região norte do estado – muitos desses focos estão nos paliteiros do lago da UHE Sinop por conta da grande baixa do reservatório nas últimas semanas.

A completa ausência de um programa de utilização do lago e seu entorno demonstra o descaso do consórcio com a floresta e as populações que moram no entorno e dependem da natureza e do rio para sobrevivência.

Até o momento, dois anos depois da conclusão da obra, a empresa empreendedora não iniciou a reconstituição das áreas de preservação permanentes do entorno do lago da usina.

Os impactos ambientais não são os únicos que ameaçam as famílias atingidas. A não delimitação das áreas de preservação (que são chamadas de APP) pelo empreendimento causam a fuga do gado e prejuízo às famílias camponesas, pois o lago oscila dezenas de metros inutilizando as cercas dos camponeses.

Foto: Bruno Cardoso

Para os pescadores e para a cadeia de turismo, as perdas são incalculáveis. Além das áreas de lazer, a vegetação não suprimida tornou o reservatório feio e também coloca em risco a segurança da navegabilidade. A morte constante dos peixes no lago espanta os praticantes de pesca esportiva e diminuem a renda dos pescadores profissionais e ribeirinhos.

Os recentes incêndios na região da Amazônia acabaram atingindo, além de fazendas, um assentamento com aproximadamente 500 famílias, queimando pastagens, matas e ameaçando as moradias e áreas coletivas.

Diante do descaso das empresas áreas do reservatório das hidrelétricas contribuem com o aumento das queimadas na região.


Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro

| Publicado 11/09/2020 por Juliana Pesqueira do Projeta Amazônia

No MT, Sinop Energia dificulta acesso aos direitos dos atingidos pela barragem

O consórcio empresarial de Sinop não reconhece o valor das indenizações definidas em perícia judicial e os atingidos revelam dificuldades para restabelecer suas vidas

| Publicado 20/03/2021 por Proteja Amazônia

Mais de 200 famílias atingidas pela UHE Sinop em MT esperam decisão judicial por indenização

Famílias que perderam suas terras para a hidrelétrica de Sinop alegam terem sido coagidas pela Companhia Energética Sinop (CES), que tem como acionista majoritária a estatal francesa Electricité de France (EDF)

| Publicado 23/10/2020 por Francisco Kelvim

Na pandemia, empresas pressionam licenciamento de novas hidrelétricas em Rondônia

Mesmo diante da gravidade da disseminação do coronavírus, empreiteiras querem forçar órgãos licenciadores a autorizarem audiências públicas para discussão de novas barragens na Amazônia