Artigo| Quase 200 anos após “grito”, qual independência, de fato, temos?

Com um processo com pouca participação popular, o Dia da Independência em 1882 nos faz refletir o quão colônia o país continua a ser ao atender interesses imperialistas

Em uma contextualização histórica, este artigo traz reflexões sobre as origens na nossa independência; qual caminhos nós percorremos?  Que país temos hoje e o que queremos para os próximos duzentos anos?

“Independência, pero no mucho”

A independência do Brasil ocorreu com fortes contornos de dependência, ausência de autonomia e, sobretudo, de soberania nacional. A independência foi “proclamada” por Dom Pedro I – filho de Dom João VI rei de Portugal, e, portanto o próprio sucessor da coroa portuguesa.

Em 1825, o “Tratado de Paz e Aliança” estabeleceu o reconhecimento de Portugal com relação à independência do Brasil. No entanto, este reconhecimento, que foi mediado pela Inglaterra teve, dentre outras condicionantes, o pagamento por parte do Brasil, a Portugal, o valor de 2 milhões de libras esterlinas, a título de indenização – que seriam utilizados para quitar uma dívida dos portugueses com a Inglaterra. Como o Brasil não dispunha do valor acordado, coube a Inglaterra emprestar o dinheiro.

Essa contextualização rápida demonstra o grau de subordinação do Brasil a antiga metrópole e, especialmente, a potência hegemônica do período – a Inglaterra, nos marcos do que deveria ser a nossa independência, evidenciando uma profunda contradição originária.

“De fato, em 7 de setembro de 1822 houve uma protocolar independência politico-administrativa em relação à Portugal, mas que não significou, em si, um processo de consolidação da nossa soberania, justamente, pela ausência de protagonismo popular e pela falta de ambição para mudanças profundas na sociedade brasileira e na construção e consolidação do Brasil como nação.

O caminho do nacional-desenvolvimentismo

Podemos considerar o processo que desembocou no movimento de 1930, com a ascensão de Getúlio Vargas ao poder, como um primeiro salto qualitativo de independência e afirmação da nossa soberania. Ao romper com a hegemonia das oligarquias paulista e mineira, houve um impulsionamento de um processo de industrialização no Brasil, aproveitando a oportunidade histórica oferecida pela crise de 1929, e posteriormente pela segunda guerra mundial.

No entanto, este processo foi marcado, contraditoriamente, até 1945, por conquistas históricas importantes como a CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) e o reconhecimento do direito ao voto feminino ainda na primeira metade dos anos 30.

Por outro lado, havia um estado forte, repressor e ditador que sufocava as lutas e as organizações da classe trabalhadora na busca por democracia, liberdades e mudanças mais profundas.

Ainda assim, principalmente depois de 1945, os traços de desenvolvimentismo e soberania na política econômica foram se intensificando. Neste contexto, surgiram a Petrobras, a CSN (Companhia Siderúrgica Nacional), a Vale do Rio Doce e a Companhia Hidrelétrica do São Francisco (CHESF). O que gerou fortes contradições com os interesses do imperialismo norte-americano, já consolidado e em franca disputa pela hegemonia mundial contra a União Soviética.

Em seguida, nos anos 60 e 70, a disputa pela hegemonia mundial torna-se ainda mais acirrada, em especial pelo avanço e vitórias das lutas de libertação na África, Ásia e América Latina, e também se intensifica no Brasil.

Os limites do processo de industrialização colocam a necessidade de um protagonismo maior das classes populares e de reformas ainda mais profundas. O governo João Goulart propõe, em 64, as reformas de base, que consistiam principalmente na reforma agrária, acesso à moradia, controle de remessas de lucro ao exterior, estatização de alguns setores, expansão monopólio da Petrobras e reforma eleitoral, permitindo o voto aos militares de baixa patente e aos analfabetos.

No entanto, a reação das elites empresariais e econômicas associadas a maioria das forças armadas, políticos conservadores e católicos reacionários consolidou o golpe militar que instituiu a ditadura civil-militar de abril de 1964 até 1985.

A ditadura militar reprimiu, prendeu, matou, torturou e exilou centenas de mulheres e homens que lutavam por democracia, liberdades, justiça social e condições de vida digna para o povo. Este processo foi implementado e dirigido a partir dos EUA, que orientou e assessorou os regimes ditatoriais em toda América Latina.

Com as contradições do regime e a reação da luta da classe trabalhadora, houve a reabertura democrática. O processo foi lento, seguro e gradual para que mudanças profundas não ocorressem, mesmo com o retorno a democracia liberal, consolidada na constituição de 1988. A constituinte assegurou avanços e direitos importantes, mas não trouxe mudanças profundas e substanciais no sentido da distribuição da riqueza ou estruturas de poder.

Neoliberalismo e a desindustrialização nacional  

A década de 90 representou a consolidação do capital financeiro como hegemônico, com o fim da experiência do socialismo na União Soviética e do predomínio dos EUA como potência imperialista.

No Brasil e na América Latina este processo levou a um choque de políticas e reformas neoliberais que consistiram na retirada de direitos, privatização de setores estratégicos e na abertura e desregulamentação da economia em favor do capital financeiro transnacional, com a desindustrialização interna.

Este processo levou a economia dos países a níveis cada vez piores das condições de vida da população. Ao mesmo tempo, o processo de avanço do capital financeiro sobre a economia fracionou e fragmentou as relações de trabalho e produção, dificultando a ação de resistência dos sindicatos e organizações da classe trabalhadora, que na ausência de uma estratégia politica de luta pelo poder, centrou seus esforços na disputa eleitoral e nas lutas de resistência corporativa.

A ressaca das politicas neoliberais proporcionou o avanço de governos progressistas em quase toda América Latina, que promoveram importantes politicas de inclusão social. Proporcionou também um protagonismo de articulação de interesses de países em desenvolvimento, recolocando o tema da soberania e da independência no horizonte de projetos de nação, criando certa autonomia nos espaços e fóruns multilaterais.

Por outro lado, estes governos progressistas não romperam as âncoras neoliberais na política econômica – pilares da dominação do capital financeiro. Também não aprofundaram mudanças nas estruturas de poder e decisão, apostando as fichas num sistema político altamente corrompido e controlado pelas elites rentistas e oligarquias associadas e subordinadas, especialmente aos interesses do imperialismo estadunidense.

O resultado de deste processo, até agora, é a uma brutal violação à soberania popular, consolidada com o golpe de 2016 e com a criminalização da política e a impossibilidade de eleições livres em 2018, que culminou com a chegada do neofascismo ao posto de direção política da nação.  

Foto: Viviana Rojas Flores

Desafios da luta

A crise sistêmica do modo de produção capitalista não apresenta alternativas dentro dos marcos deste modelo. Ao povo recairá mais miséria, violência e exclusão. É preciso construirmos um processo em direção a superação desta lógica. Às forças populares, sociais e de esquerda não restam muitas saídas. A saídas possíveis pressupõe algumas questões fundamentais e urgentes.

A primeira delas é a questão da unidade das forças de esquerda em nosso país. Unidade entorno de um programa, de um projeto de país, capaz de sinalizar para a superação do modelo de sociedade baseado na exploração e na dominação das classes dominantes sobre o povo, no enfrentamento a todas as formas de opressão, ao processo de mercantilização da vida, de privatização de serviços públicos essenciais à vida, a financeirização da economia e a pilhagem dos recursos e bens naturais de elevada produtividade.

Precisamos urgentemente apontar formar um programa que redefina o papel do Estado; das Forças Armadas, como guardiões da nossa soberania e dos interesses populares, e das policias como defensoras da vida, baseados nos direitos fundamentais. Temos que ter um horizonte que reestruture o sistema financeiro e da dívida pública, que nacionalize e coloque sob controle popular setores como a mineração, energia, telecomunicações e nos meios de comunicação, agricultura, água e transportes. E que a riqueza produzida nestes setores esteja à serviço da universalização e melhoria das condições de vida do nosso povo.

A história dos próximos duzentos anos está em aberto, dentro das possibilidades concretas. Temos de estar convencidos da capacidade do nosso povo, organizado e em luta, capaz de sonhar soberanamente, independentemente e generosamente em construir o futuro desde já. Que a única subordinação possível de aceitarmos seja a da realização das nossas necessidades em sermos livres e felizes.

*Robson Formica é historiador e membro da Coordenação Nacional do MAB

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro

| Publicado 07/09/2020 por Catarina Barbosa / Brasil de Fato

“A pandemia escancarou os excluídos”, diz coordenador nacional da Pastoral Operária

Mudança é uma vida digna em todos os sentidos para todos, diz organizador

| Publicado 02/09/2020 por Dalila Calisto / Coordenação Nacional do MAB

“A privatização da água faz mal ao Brasil”; confira o artigo

Análise explica consequências do novo marco regulatório do saneamento

| Publicado 03/10/2020 por Ana Penido, Olívia Carolino

ARTIGO | Soberania popular em três tempos

A soberania popular é uma condição fundamental para um projeto de país