Número de barragens em situação crítica aumenta 129% no Brasil

Segundo relatório da ANA, o número barragens que apresentam algum perigo subiu de 68 para 156; 63% são privadas

Foto: Isis Medeiros.

Em 2019, houve um aumento de 129% da quantidade de barragens classificadas como críticas em relação ao ano anterior, de acordo com o Relatório de Segurança de Barragens 2019 (RSB 2019), da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA). 

No total, o número barragens que apresentam algum perigo subiu de 68 para 156. Dessas, 99 barragens (63%) pertencem a empresas privadas.

Uma das conclusões do relatório é que “a maioria das barragens não teve a sua segurança influenciada pela Política Nacional de Segurança de Barragens (PNSB), pois seus empreendedores, responsáveis legais pela segurança da barragem, não realizaram a inspeção de segurança regular, ou mesmo manutenções mínimas”. 

A maior parte das barragens classificadas como críticas (81) está localizada no estado de Minas Gerais, onde ocorreu, em 25 de janeiro de 2019, em Brumadinho, o rompimento da Barragem I da mina Córrego do Feijão, bem como da barragem do Fundão, em 5 de novembro de 2015, em Mariana. Ambas foram controladas integralmente ou parcialmente pela empresa privada Vale S.A.

O relatório ainda aponta para um total de 12 relatos de acidentes e 58 incidentes com barragens em 15 estados, em 2019, sendo o mais grave o caso de Brumadinho. Esse é o maior número de incidentes registrados pelo estudo em relação às publicações anteriores do relatório. 

Em 24% das barragens, os fiscalizadores apontaram para ausência de documentos importantes que comprovem sua integridade, como a Declaração de Estabilidade da Barragem.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro

| Publicado 02/09/2020 por Movimento dos Atingidos por Barragens - Bahia

Sem aviso, abertura de comporta da barragem Pedra do Cavalo (BA) coloca ribeirinhos em risco

No final de semana, a barragem teve as comportas abertas, sem aviso, colocando a vida de ribeirinhos em risco, e prejudicando a pesca

| Publicado 02/09/2020 por Movimento dos Atingidos por Barragens

Ato virtual marca dia de luta em defesa da Amazônia no próximo sábado (5)

No dia 5 de setembro é comemorado o Dia da Amazônia; Movimentos e organizações celebram a data, em ato nacional, que vai ocorrer de maneira virtual com depoimentos e manifestações culturais; acompanhe a cobertura nas redes sociais do MAB.

| Publicado 29/08/2020 por Coletivo de Comunicação MAB MG

Uma mina dentro da cidade: a nova lama invisível que atinge Barão de Cocais em MG

A cidade que foi sitiada pela mineradora Vale no dia 8 de fevereiro de 2019 por causa de uma ameaça de rompimento de barragem, agora enfrenta o risco de uma mineração dentro da área urbana