Empresa Norflor é responsável por contaminação de nascente no município de Josenópolis/MG

Geraizeiros denunciam a poluição das nascentes provocadas pela empresa de plantios de eucalipto

Moradores da comunidade Corralim, no município de Josenópolis, norte de Minas Gerais, denunciam contaminação em nascente causada pela Empresa Norflor Empreendimentos Agrícolas. A empresa possui extensos plantios de eucalipto na região de Josenópolis, Padre Carvalho e Grão Mogol, além de uma carvoaria na região.

Para irrigar mudas de eucalipto, molhar estradas e usar na carvoaria, a empresa retira água das nascentes para transportar em caminhões pipas. O óleo diesel que vaza dos caminhões escorre e contamina o solo e a água, que de acordo com os moradores, ficam notáveis as manchas e mudança na coloração da água. Além dos impactos hídricos, o óleo traz prejuízos aos animais e plantas que se encontram ali. 

Manchas de óleo na água

Além da contaminação, a Norflor colocou cercas em torno da nascente para que os animais dos Geraizeiros criados soltos nas chapadas, não bebem a água do riacho. Isso impacta diretamente no modo de vida dos povos tradicionais do cerrado que possui práticas e culturas historicamente enraizadas em suas comunidades, e é prova de que a empresa não respeita a natureza e a cultura dos Geraizeiros.

Vegetação que esteve em contato com óleo está seca, do outro lado a vegetação que não esteve em contato com óleo, ainda está verde.

Segundo José Valdo da Silva, geraizeiro e morador da comunidade Corralim, os moradores também sofrem com escassez de água.  “Antes era muita água, havia uma represa muito grande, hoje se encontra só um pouquinho d’água, tinham umas cachoeiras em baixo da represa, aí depois que eles plantaram o eucalipto, acabaram com a água, e o pouco que ainda tem, eles estão poluindo” relatou. 

Para Valdeir Viana da Silva, geraizeiro e militante do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) na região, afirma que foi feita a denúncia na polícia ambiental e na Promotoria de Justiça da comarca de Grão Mogol, sobre a poluição e cercamento das nascentes, mas ainda não tiveram retorno. Os moradores dizem que não procuraram a prefeitura e demais órgãos de Josenópolis, pois estes estão a serviço da empresa e não do povo.

O MAB afirma que poluir nascente ou qualquer outro recurso hídrico é crime contra a vida humana e a natureza e a empresa, em sua atitude irresponsável, coloca em risco a saúde do povo que utiliza a água para suas atividades básicas. A vida deve estar sempre acima do lucro!

Vegetação seca e manchada pelo óleo

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro

| Publicado 23/07/2020 por Coletivo de Comunicação MAB MG

Geraizeiros: cultura, resistência e lutas no Cerrado mineiro

Conhecidos como guardiões do Cerrado, os povos Geraizeiros do norte de Minas, lutam e resistem para poderem reproduzir cultura e modos de vida

| Publicado 04/08/2021 por Fabiana Mariz / Jornal da USP

Rompimento da barragem em Mariana elevou em até cinco vezes níveis de fósforo do estuário do Rio Doce

Contaminante presente no local está acima do permitido pela legislação brasileira; danos ambientais são percebidos até os dias de hoje, seis anos após o rompimento da barragem do Fundão, em Minas Gerais

| Publicado 27/06/2023 por Camila Fróis, Dalila Calisto, Fernanda Portes

Água tóxica: cinco bacias brasileiras contaminadas pela mineração

De Minas Gerais à Amazônia, mineração deixa rastro de águas contaminadas, danos à saúde pública e insegurança hídrica