MAB é contra desmonte do patrimônio público promovido por Doria em SP

Nesta quinta-feira (20), entidades de diferentes setores se reuniram para debater plano de ação para combater extinção de serviços públicos no estado de São Paulo

Foto: Govesp

Nesta semana, o governador João Doria (PSDB) mais uma vez reafirma sua negligência com a vida do povo paulista: por meio do Projeto de Lei 529/2020, de sua autoria, Dória prevê a extinção de  pelo menos 10 empresas públicas e entes estaduais.

De acordo com o projeto, poderão ser extintos:

  • Fundação Parque Zoológico de São Paulo;
  • Fundação para o Remédio Popular “Chopin Tavares de Lima” (Furp);
  • Fundação Oncocentro de São Paulo; a Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano de São Paulo (CDHU);
  • Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU/SP);
  • Superintendência de Controle de Endemias (Sucen);
  • Instituto de Medicina Social e de Criminologia (Imesc);
  • Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo (Daesp);
  • Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo “José Gomes da Silva” (Itesp).

Além disso, o governador também propõe a extinção do Instituto Florestal, sendo suas atribuições transferidas para os Institutos de Botânica e Geológico.

Na contramão da atual situação crítica do nosso povo, que sofre com os impactos da crise econômica e sanitária, tendo em vista o aumento do desemprego, perda de direitos, redução de salário e renda e maior necessidade de proteção dos serviços públicos, o PL significa o fim de políticas públicas voltadas à garantia de direitos da população mais pobre.

A extinção destes serviços representa uma medida de desmonte do Estado, semelhante à aplicada pelo presidente Jair Bolsonaro, e que terá impactos negativos enormes sobre a população paulista, principalmente no contexto de crise atual – sem contar a eliminação de 5 a 6 mil empregos de uma só vez.

Com esta avaliação, nesta quinta-feira dia 20 de agosto, diversos sindicatos, movimentos sociais, lideranças sociais, estudantis e populares, assim como parlamentares das Frentes Brasil Popular e do Povo Sem Medo realizaram um encontro visando a articulação e a criação de um comitê de lutas contra o projeto.

O MAB vê com enorme preocupação a ideia de Doria, sobretudo por lidar com as sucessivas experiências de privatização e desmonte do setor elétrico e do saneamento, assim como do abastecimento de água, que desde a década de 90 impactam sobre a população mais pobre do país.

No estado de São Paulo, o caso mais recente que exemplifica a movimentação é o da empresa Enel, de capital italiano, que comprou a Eletropaulo em 2018 e já nos seus primeiros anos de atividade apresenta aumento expressivo da tarifa de energia elétrica sem explicação, que levou milhares de pessoas a reclamarem perante os órgãos competentes, assim como a piora na qualidade do fornecimento de informações e resolução de problemas dos consumidores.

Também abre-se margem para a privatização do setor de saneamento, como o próprio Dória já acenou, com a tentativa de privatização completa da Sabesp. Assim, a expectativa é que medidas deste tipo denotem piora da qualidade do serviço e encarecimento das tarifas, o que apenas beneficia o lucro dos donos das empresas e precariza a vida do nosso povo.

Nesse sentido, nos colocamos na luta pela defesa do patrimônio público e das políticas públicas necessárias para a garantia dos direitos do povo paulista, especialmente dos mais pobres.

Somos contrários ao PL do governador João dória e não compactuamos com o desmonte das políticas públicas, defendemos que os direitos e a vida do nosso povo devem estar acima do lucro. 

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro

| Publicado 31/08/2020 por Movimento dos Atingidos por Barragens - São Paulo

Em SP, população atendida pela Elektro terá aumento nas contas de luz acima da inflação

Concessionária de energia que atua nas regiões sul, oeste e leste do estado teve autorização para cobrar aumento de 5% nas tarifas

| Publicado 08/01/2021 por Movimento dos Atingidos por Barragens - São Paulo

Nota | Em São Paulo, MAB inicia 2021 com ações de solidariedade nas periferias da capital

A volta das chuvas tem atingido milhares de pessoas, agravando a situação já crítica dessas famílias com a pandemia.

| Publicado 19/08/2020 por Movimento dos Atingidos por Barragens - Paraíba

Na Paraíba, MAB entrega mais de 10 toneladas de alimentos em parceria com governo do estado

Em parceria com o governo do estado, o movimento entregou cestas básicas para mais de mil famílias atingidas pela barragem de Acauã