Vale recusa nova reunião com atingidos de Antônio Pereira, em Ouro Preto (MG)

Atingidos pela barragem Doutor denunciam que a mineradora toma decisões sem consultar a comunidade e não informa e nem responde questionamentos da população

Em reunião online de negociação entre Vale, Ministério Público de Minas Gerais e os atingidos de Antonio Pereira, distrito de Ouro Preto (MG), que aconteceu na terça-feira (11), os atingidos discutiram as principais pautas para a região e as ações da mineradora que impactam e amedrontam o dia a dia da comunidade. 

Apesar do diálogo, muitas dúvidas ainda permanecem no ar e a empresa não concordou em marcar uma nova data para continuar esclarecendo informações para a população afetada da região.

No debate, apareceu o tema do reconhecimento de todo o distrito de Antônio Pereira como atingido, mesmo com as famílias que permanecem na comunidade, já que os impactos são muitos, e é direito de todos o recebimento de um valor mensal emergencial desde agora. 

Manifestação contra a obra da estrada da Vale. Foto: Comissão dos Atingidos e das Atingidas de Antônio Pereira

Outro ponto importante colocado pelos atingidos na reunião foi a questão da moradia, que abrange a remoção das famílias, seus direitos e o reconhecimento do direito à remoção para todas as famílias que não conseguem mais viver com tranquilidade na comunidade. 

Os atingidos também questionaram a Vale sobre o estudo da nova mancha de inundação que foi apresentado para a região no mesmo dia, de forma displicente. A mineradora divulgou um mapa de difícil compreensão e a informação repassada dessa forma serviu para causar mais dúvidas e preocupações nos moradores. 

Até hoje, os moradores do município não sabem se suas moradias estão na área da mancha ou se serão removidas, e afirmam que o único sentimento agora é o convívio com o medo do rompimento. 

Na negociação, representantes da Vale não levaram nenhuma resposta sobre os 22 pontos de reivindicação apresentados pela comunidade e pelo Ministério Público, não trouxeram informações sobre a nova mancha de inundação, anunciaram que a empresa não pagará por uma assessoria técnica para os atingidos e não concordaram em marcar uma nova data de reunião, mostrando o desinteresse em seguir com as negociações coletivas e extrajudiciais.

Construção de estrada

A Vale está construindo uma estrada em Antônio Pereira e a obra prevê danos ao meio ambiente, já que atinge nascentes, córregos, cavernas e desmata a mata primitiva. Isso pode atrapalhar o abastecimento de água do distrito, além de já estar causando transtorno com a quantidade de poeira, barulho, maquinário perto das casas e aparecimento de trincas nas estruturas das casas. 

Sem nenhum diálogo com a comunidade, a Vale informa apenas que a estrada é para acessar a área onde será feito o vertedouro para o descomissionamento da barragem Doutor, que está em risco. Não está claro porque essa estrada precisa ser feita, uma vez que a Vale pode usar a rodovia para acessar a área e chegar na barragem, sem fazer nenhuma intervenção na comunidade. 

A população acredita que a justificativa para a urgência da construção é o acesso à mina de Timbopeba que voltou a operar. A prioridade das ações deve ser a segurança e a retirada das famílias. 

A Prefeitura de Ouro Preto fez o embargo da obra após a denúncia da comunidade de que não existiam todos os documentos necessários para a obra. Porém, a obra foi liberada e seu licenciamento segue no órgão ambiental estadual. Considerada como obra emergencial, a legislação fica mais flexível e pode permitir que a Vale cometa mais um crime social e ambiental. 

Os atingidos e atingidas se manifestaram durante vários dias parando as obras da estrada, contrários às decisões da Vale. As manifestações tiveram a intervenção da polícia militar, com três viaturas e nenhum funcionário da Vale para dialogar e informar os moradores.

A polícia também apareceu na comunidade no momento em que um coletivo de moradores se organizou e questionou os funcionários da Vale que estavam indo fazer visitas individuais. O grupo perguntou à empresa sobre o reconhecimento em relação à remoção, o cadastramento de outros atingidos e sobre seus direitos.

A Vale mente, a Vale Mata

Atingidas e atingidos de Antônio Pereira estão indignados com o descaso da Vale, se organizam, compartilham informações e planejam ações, tudo isso em meio a uma pandemia. O povo luta pela participação nas decisões sobre seu território, sobre suas vidas, exigem informações claras sobre a barragem, a nova mancha, as obras e sobre seus direitos. O Movimento dos Atingidos por Barragens segue acompanhando e garantindo os direitos dos atingidos em Antônio Pereira. 

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro

| Publicado 30/07/2021 por Coletivo de Comunicação MAB MG

Como fica o direito à participação nos territórios atingidos pela Vale?

Comitê criado pela Vale divide comunidade e coloca sob tutela da mineradora formato de participação que debate medidas de compensação coletivas para a localidade de Antônio Pereira, distrito de Ouro Preto (MG), que é atingido pela Barragem Doutor

| Publicado 21/08/2020 por Coletivo de Comunicação MAB MG

Mineradora recebe autorização do prefeito de Indaiabira, em MG, para atuar em terras devolutas

Em março, na comunidade de Lagoa da Pedra, a mineradora Santa Inês LTDA iniciou trabalhos de extração de minério em terras destinadas a proteção ambiental da região do rio Pardo