Nota de repúdio da Via Campesina ao despejo ilegal das famílias sem terra do Quilombo Campo Grande (MG)

Cerca de 450 famílias resistiram a pressão policial por mais de 50 horas; nem o risco por conta da pandemia sensibilizou o governador Romeu Zema (Novo), que interrompeu o diálogo para evitar desocupação

Foto: Comunicação MST/MG

As organizações da Via Campesina Brasil vem a público denunciar o governo fascista de Romeu Zema pelo arbitrário e ilegal despejo de 450 famílias sem terra do assentamento Quilombo Campo Grande, em Campo do Meio, região sul de Minas Gerais.

Saudamos a resistência das famílias, que há mais de 20 anos transformaram a fazenda Ariadnópolis, de massa falida em um dos assentamentos mais produtivos do Estado, trazendo esperança, justiça, soberania alimentar e produtiva, transformando a realidade da região, com vida e agroecologia.

O governo Zema é criminoso, pois além de operar um despejo ilegal, o faz em tempos de pandemia, contribuindo assim para o aumento de casos de Covid 19, aprofundando a crise sanitária.

Importante ressaltar que a falta de diálogo do governo nos remete a uma ação unilateral, de cunho fascista, pois desconsidera a vida de 450 famílias do MST que fazem daquele território seu lugar de vida, cultura e produção. Existem gerações que ali cresceram e continuam o legado de suas famílias, de cuidar da terra e dos bens da natureza, produzindo alimentos saudáveis e sem agrotóxicos para o povo trabalhador da região.

Portanto, a Via Campesina Brasil se solidariza com a luta e resistência do povo sem terra do Quilombo Campo Grande e reafirma a necessidade de continuar resistindo a este, e todos os ataques fascistas às populações camponesas, sem terra, quilombolas, indígenas, pescadores e pescadoras e atingidos pelas barragens e pela mineração.

Quilombo Campo Grande Resiste!

Zema Criminoso!

Viva a Reforma Agrária Popular!

Via Campesina Brasil

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro

| Publicado 13/08/2020 por Movimento dos Atingidos por Barragens - Minas Gerais

Nota de solidariedade do MAB ao Acampamento do MST no Quilombo Campo Grande, em MG

Governador Zema havia dito que a ordem de despejo seria suspensa; mas, polícia militar deve retornar ao acampamento nesta quinta-feira (13)

| Publicado 12/08/2020 por Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra - MST

Polícia atua com truculência em despejo no Quilombo Campo Grande, acampamento do MST

PM de Minas Gerais realiza despejo de trabalhadores sem terra durante pandemia. Na área, estava em construção um pólo de conhecimento e tecnologia em agroecologia

| Publicado 17/11/2020 por Izabella Bontempo / Comunicação MAB

Atingidos do Paraopeba garantem vitória e acordo entre Vale e Estado de MG não é aceito

Vitória veio da pressão dos atingidos organizados que estiveram presentes na porta do TJMG nesta terça-feira (17) durante audiência