Em Rondônia, Via Campesina reforça mobilização por sanção de PL da agricultura familiar

Em plenária virtual sobre o tema, mais de 35 militantes, camponeses e camponesas de todo o estado entendem a lei e traçam luta pela sanção

Na ultima quinta-feira (13), as organizações que compõem a Via Campesina em Rondônia realizam a plenária virtual “A PL da agricultura familiar e camponesa e os desafios da produção de alimentos em Rondônia”, para discutir a PL 735, que contou com a participação de camponeses e camponesas e militantes sociais de diversas partes do estado.

Composta por cinco frentes de apoio ao setor, a lei visa garantir a produção de alimentos por agricultores e agricultoras familiares que tiveram sua renda e o escoamento de produtos impactados pela pandemia do novo Coronavírus. O projeto prevê que a validade das medidas durante a vigência do decreto de calamidade pública, previsto para vigorar até 31 de dezembro deste ano.

Mesmo após aprovada, depois de uma ampla articulação e mobilização dos movimentos sociais, sindicatos e organizações do campo e da floresta, a Lei Assis Carvalho, como foi batizada, aguarda a mais de uma semana a sanção presidencial.

Leila Denise, do MPA e da Via Campesina, ressalta a importância da sanção urgente e sem vetos da lei, “ela vai permitir e trazer animo para a produção de alimentos, tão necessários nesse momento em que o Brasil vive, de crise econômica, social, sanitária, de miséria e fome. A desmotivação por falta de politicas públicas, pela baixa dos preços dos produtos agrícolas, principalmente dos pequenos agricultores”.

Somente no estado são mais de 120 mil famílias pequenos agricultores e camponesas que aguardam a aprovação da lei, que é fundamental para o abastecimento e diversificação da produção, e a economia dos pequenos municípios.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro

| Publicado 25/08/2020 por Brasil de Fato

Bolsonaro veta socorro financeiro para agricultores familiares durante a pandemia

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) vetou quase integralmente a proposta que prevê um auxílio financeiro aos agricultores durante a pandemia de covid-19. O recurso seria repassado para os produtores que não receberam o auxílio emergencial.

| Publicado 08/07/2020 por MPA - Movimento dos Pequenos Agricultores

PL da Agricultura Familiar precisa ser votado na Câmara, alertam movimentos

Nesta terça-feira (7), a votação do projeto foi, mais uma vez, adiada

| Publicado 04/07/2023 por Marcos Antonio Corbari

Festa Camponesa de Rondônia irá celebrar resistência de pequenos agricultores da Amazônia

Movimentos organizados na Via Campesina realizam evento entre os dias 12 e 14 de julho em Jaru (RO), reunindo produtores de cerca de 40 municípios