Em Rondônia lançamento virtual 26º edição Grito dos Excluídos conclama grito pela vida

Lançamento dá inicio as atividades do Grito dos excluídos no estado e chama atenção para a situação do Brasil

Na sua 26º edição o Grito dos Excluídos, desde 1994, todos os anos o Grito tem um programa e um tema que perpassa a sua história de mais de duas décadas de caminhada: A vida em primeiro lugar.  A ameaça contra a vida é constante em suas diversas formas, entre elas, as mais evidentes: a da violência do Estado e de suas instituições com  os  altíssimos  índices  de assassinato  de  jovens  negros, pobres, periféricos,  favelados; a  violação  dos direitos  básicos como  água,  moradia,  saúde  e educação  de  qualidade,  lazer,  cultura,  trabalho,  transporte. 

No contexto da pandemia esses problemas sociais e econômicos são agravados, nesse sentido o Grito dos Excluídos esse ano traz o lema “Basta de miséria, preconceito e repressão! Queremos trabalho, terra, teto e participação”. Na ultima sexta-feira (07), aconteceu o lançamento ao vivo nas redes sociais da edição do grito em Rondônia.

De acordo com Dom Roque Paloshi, arcebispo de Porto Velho, o grito tem sido fundamental para ajudar a igreja a compreender esses problemas, “milhões de brasileiros vivem uma vida marcada pelo sofrimento, são massas sobrantes, são homens e mulheres, que tem um rosto, uma identidade mas não são vistos como filhos e filhas dessa pátria, são milhares de jovens que tem sua vida ceifada, sobretudo a juventude negra”. 

Ainda sobre a realidade em que vive o Brasil para Dom Roque a pandemia revelou de maneira forte a desassistência do estado e as desigualdades, e chama atenção “o trabalho foi banalizado, a terra cada vez mais concentrada nas mãos de poucos, famílias estão vivendo em baixo de lonas, enquanto campesinos e campesinas querem cultivar essa terra, mas também são milhões de famílias que vivem em habitações indignas, por isso terra, trabalho e teto é fundamental, tudo isso exige de nós participação”.

Francisco Kelvim, da coordenação do Movimento dos Atingidos por Barragens, destaca que o momento em que vivemos se convergem diversas crises, mas que essas não se iniciam com a pandemia, “vivemos uma profunda crise econômica no mundo e no Brasil, devemos lembrar que as saídas, reforma trabalhista, reforma da previdência, teto dos gastos, somente aprofundaram a miséria e a desigualdade, junto a isso ainda vivemos a crise ambiental, que acontece pelos interesses de grandes corporações, do agronegócio, da mineração, em conluio com estados para se apropriar e explorar a natureza”. 

Sobre a realização do grito no período da independência do Brasil, Francisco lembra, “O grito dos excluídos nos conclama a refletir e questionar qual independência é essa em que 100 mil brasileiros e brasileiras são vitimados dessa maneira por uma doença, que independência é essa em que os povos indígenas são vitimas de um genocídio, que os brasileiros não tem renda e nem trabalho digno”. 

Levando em consideração as orientações de cuidado e distanciamento social as atividades do grito serão realizadas virtualmente, o calendário conta com rodas de conversa, comunicações nas redes sociais, e missa ecumênica online, no dia 07 de setembro haverá uma programação que inclui ecoar na frente das casas através de cartazes e pano preto seus gritos e luto pelas vitimas do Covid-19 e ato cultural e simbólico em frente ao CPA (Centro Politico Administrativo). 

Vao Oliveira, das pastorais sociais, finaliza “convidamos a todas as paroquias, pastorais sociais, movimentos sociais a acompanharem e fazerem parte dessa programação, vamos ressoar um grito forte, em defesa da vida”.

Assista a transmissão: 

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro

| Publicado 14/08/2020 por Via Campesina

Em Rondônia, Via Campesina reforça mobilização por sanção de PL da agricultura familiar

Em plenária virtual sobre o tema, mais de 35 militantes, camponeses e camponesas de todo o estado entendem a lei e traçam luta pela sanção

| Publicado 10/08/2021 por Maria Petronila da CPT RO e REPAM

II Roda de Conversa do Grito dos Excluídos em Candeias do Jamari discute temas da 6ª SSB em RO

Em roda de conversa do Grito dos Excluídos moradores de Candeias do Jamari discutem saídas para os problemas da cidade

| Publicado 07/09/2020 por Catarina Barbosa / Brasil de Fato

“A pandemia escancarou os excluídos”, diz coordenador nacional da Pastoral Operária

Mudança é uma vida digna em todos os sentidos para todos, diz organizador