Nova diretoria do Conselho Estadual de Direitos Humanos é eleita no RS

Órgão importante de defesa dos Direitos Humanos, o Conselho renovou seus membros e conta com a participação de 12 entidades

Foi realizada a assembleia para eleição dos representantes da sociedade civil do Conselho Estadual de Direitos Humanos do Rio Grande do Sul (CEDH -RS) para um mandato de três anos na última sexta-feira (31).

O Conselho é formado por seis representantes de órgãos públicos e 12 organizações da sociedade civil. No total, 28 entidades se inscreveram para participação nas eleições e a Associação Nacional de Atingidos por Barragens (ANAB) passa a compor a lista de suplência do CEDH.

O CEDH-RS é o órgão máximo do Sistema Estadual de Direitos Humanos, criado em 2015, pela Lei Estadual Nº 14.481/2014. Desde então, tem cumprido um importante papel de escuta da sociedade civil, acompanhamento da execução e planejamento de políticas de Direitos Humanos, fazendo pareceres, recomendações e pedidos de esclarecimento. Também acompanhou ações sensíveis e conflituosas entre Estado e populações vulneráveis e formou comissões temáticas para acompanhar questões específicas juntando sociedade civil e órgãos públicos.

O CEDH-RS se mantém em articulação com os demais conselhos estaduais e com o Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH). É um órgão importante que tem diversas funções no que tange ao tema no estado, como, por exemplo: aprovar a política, o programa e os planos de Direitos Humanos, além de monitorar e controlar sua execução; acolher e emitir pareceres de denuncias de violações de DH; promover educação em DH; propor alterações na legislação estadual e atos normativos.

Em um período como o que estamos vivendo na história do Brasil e do mundo, é fundamental a importância da atuação do CEDH. Agora, com sua nova composição, está ainda mais fortalecido na direção de contemplar a diversidade da sociedade civil, sobretudo de grupos que costumam mais frequentemente ter dificuldades no acesso a justiça.

Em um contexto de acirramento das desigualdades sociais, acabam sofrendo maiores consequências da ausência de políticas de promoção Direitos Humanos.

Fazem parte, a partir de agora, como titulares: Movimento Nacional de Direitos Humanos – MNDH; Instituto de Assessoria das Comunidades Remanescentes de Quilombos – IACOREQ; Acesso – Cidadania e Direitos Humanos; Associação do Voluntariado e da Solidariedade – AVESOL; Cooperativa Central de Assentamentos do Rio Grande do Sul – COCEARGS; Comissão de Direitos Humanos de Passo Fundo- CDHPF; Fundação Luterana de Diaconia – FLD; Conselho Regional de Psicologia do Rio Grande do Sul – CRPRS; Associação de Apoio à Criança e ao Adolescente – AMENCAR; Nuances – Grupo pela Livre Expressão Sexual; Associação para Grandeza e União de Palmas – AGRUPA; Coletivo Feminino Plural.

 Como suplentes do CEDH/RS, estão: Associação Nacional dos Atingidos por Barragens- ANAB; Associação dos Procuradores do Estado do Rio Grande do Sul – APERGS; Fórum Justiça no Rio Grande do Sul; Organização de Mulheres Negras – Maria Mulher; Grupo de Estudo e Pesquisa em Questão Agrária, Urbana e Ambiental / Observatório dos Conflitos da Cidade – UCPEL; Associação dos Juristas pela Democracia – AJURD; Outra Visão – Grupo LGBT+; Associação das Defensoras e dos Defensores Públicos do Estado do Rio Grande do Sul –

ADPERGS; Serviço de Paz – SERPAZ; Centro de Assessoria Multiprofissional – CAMP; Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Rio Grande do Sul OABRS; e a Associação dos Orientadores Educacionais do Rio Grande do Sul – AOERGS.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro

| Publicado 02/06/2021 por Coletivo de Comunicação MAB RS

Atingidos pela Barragem do Lomba do Sabão se reúnem com prefeito de Porto Alegre (RS)

Embora o risco de rompimento da barragem abandonada pela prefeitura já tenha sido constatado desde 2017, não houve elaboração do plano de segurança obrigatório. Moradores do bairro Lomba do Pinheiro exigem direito à informação, diálogo, reassentamento das famílias que desejam sair da área e construção de alternativas às famílias que não pretendem sair do local.

| Publicado 13/04/2022 por Coletivo de Comunicação MAB RS

MAB e Fiocruz iniciam atividades de projeto relacionado à saúde de atingidos por barragens no RS

As atividades que tiveram início neste mês de abril incluem pesquisa com atingidos das barragens de Itá e do Complexo Hidrelétrico Binacional Garabi e Panambi

| Publicado 27/04/2022 por Coletivo de Comunicação MAB RS

Barragem da capital gaúcha recebe Missão-Denúncia da Campanha Despejo Zero

Famílias atingidas pela barragem Lomba do Sabão relataram violação de direitos em processo de remoção