PL 735 para o Brasil enfrentar a fome

Projeto de Lei Emergencial da Agricultura Familiar (PL 735/2020), conhecido como “Lei Assis Carvalho”, após forte pressão dos movimentos e da oposição foi aprovada na câmara e agora segue para o senado

Foto: Coletivo de Comunicação do MAB

Após se arrastar por semanas na Câmara dos Deputados, o Projeto de Lei Emergência da Agricultura Familiar (PL 735/20), foi aprovado ontem (20), e agora segue para o Senado Federal. Este projeto é estratégico para o povo brasileiro. Não se trata de uma proposta para beneficiar somente agricultores familiares e camponeses. Trata-se da garantia de abastecimento, isto é, comida à mesa do nosso povo, tendo em vista que mais de 70% do alimento que chega as famílias brasileiras tem como origem a produção agropecuária de base familiar.

Portanto, está em jogo um projeto de interesse da nação, que envolve temas centrais, como soberania e segurança alimentar e nutricional e a própria soberania nacional do país. Em um momento de tamanha dramaticidade como o que vivemos, com as incertezas colocadas pelo contexto de pandemia, é inconcebível que a agricultura familiar e camponesa não tenha prioridade na agenda do congresso, como parte da solução dos graves problemas sociais que o nosso povo e nosso país enfrentam.

Na história recente do Brasil, já foi possível constatar a centralidade da agricultura familiar como cadeia produtiva e de relações socioeconômicas e ambientais com importância estratégica. Foi a agricultura familiar brasileira de base camponesa que contribuiu diretamente na saída do Brasil do mapa da fome no ano de 2014. Neste ano, deixávamos para trás décadas e décadas de insegurança e de ausência de soberania e do direito básico à alimentação na mesa do povo brasileiro, com contribuição direta da agricultura familiar.

Esse passado recente, nos parece agora distante, em virtude da crise econômica, política e social (e agora sanitária) que assola o mundo e o nosso país, além da ausência de garantias de investimento, crédito, assistência e incentivo à comercialização por parte do governo brasileiro, que prioriza o apoio aos setores do agronegócio, em detrimento da agricultura familiar, que comprovadamente é responsável pela geração de mais empregos, mais renda e maior qualidade de vida no campo.

É importante dizer que produzir alimento não é como produzir carros, em que a produção de peças, componentes e equipamentos podem estar distantes, a quilômetros, e uma planta produtiva, automatizada, as monta e finaliza o processo produtivo, colocando-o a disposição do consumidor.

Para que chegue comida à mesa do povo é necessário planejamento, gerenciamento, manejo dos fatores produtivos e essencialmente, cuidado. Não é apenas uma produção qualquer. Como o próprio nome sugere, há cultura, cultivo, que no nosso país é enriquecida pela diversidade de sujeitos, povos, modos de vida, tradições culturais e gêneros que as promovem. No entanto, essa rede de rica diversidade, que já se mostrou capaz de garantir soberania e segurança alimentar ao nosso povo, necessita de meios e instrumentos adequados para garantia dos processos produtivos. Da roça à mesa, a agricultura familiar demanda mais do que nunca crédito especial, subsídio, instrumentos e meios de comercialização, fortalecimento do papel mulheres e jovens, água, assistência técnica e extensão rural qualificada, entre outras diversas necessidades locais e regionais que necessitam do papel do estado como promotor e garantidor.

Além do papel de garantir comida na mesa do povo no campo e na cidade, a agricultura familiar também envolve milhares de empregos no campo e milhares de empregos em pequenas cidades e pequenos comércios, ou seja, dinâmicas econômicas e sociais que estão diretamente ligadas. Por isso devemos, enquanto povo brasileiro, elaborar e defender a aprovação de todas as medidas que venham potencializar a agricultura familiar de base camponesa, pelo papel que esta exerce e pode exercer na garantia do direito à alimentação no campo e na cidade e na promoção de saúde, renda, emprego e qualidade de vida.

Que o congresso brasileiro não seja responsável pela miséria de milhares de trabalhadoras e trabalhadores rurais, associados a milhares de famintos nas cidades. Devemos impedir que a fome e a miséria não se aprofundem e se associem, com mais vigor, com a pandemia e a falta de rumo em nosso país.

Nós, do Movimento dos Atingidos por Barragens, estamos vigilantes e ativos, contribuindo na mobilização, na sensibilização e no apoio ao PL 735/20. Contra a fome, a miséria e a pandemia, e por direitos, alimento e vida.

*Robson Formica e Marina Calisto, são membros da coordenação nacional do MAB.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro

| Publicado 14/07/2020 por Marcos Corbari / Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA)

PL da agricultura camponesa: entenda o que reivindicam os movimentos populares

O projeto, que pode ser colocado em votação na Câmara dos Deputados a qualquer momento, já apresenta conquistas fruto de mobilização, mas ainda precisa ser aprimorado, de acordo com os movimentos que tratam do tema

| Publicado 02/07/2020

Negligência do governo Zema faz casos de Covid-19 aumentar no Vale do Aço, em MG

Em entrevista, o médico Márcio Rodrigues de Castro fez um balanço detalhado da região com uma análise da conjuntura e dos desafios do Sistema Único de Saúde (SUS) neste momento

| Publicado 02/09/2020 por Dalila Calisto / Coordenação Nacional do MAB

“A privatização da água faz mal ao Brasil”; confira o artigo

Análise explica consequências do novo marco regulatório do saneamento