NOTA: MAB não é parte na denúncia de suspeição de promotora do caso Rio Doce

Matéria veiculada pelo jornal Estado de Minas cita entrevista realizada com advogada do Movimento dos Atingidos por Barragens e da margem para erros de interpretação

O Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) vem a público esclarecer alguns pontos relacionados à publicação do jornal mineiro Estado de Minas, intitulada “Tragédia de Mariana: relações familiares podem anular decisões na Justiça”, publicada nesta segunda-feira, 20 de julho. 

O MAB foi procurado na última sexta-feira, 17 de julho, pela reportagem do jornal para comentar uma outra notícia da Rede Diário, do Espírito Santo, sobre relações de parentesco entre integrante do Ministério Público do ES e advogados das mineradoras envolvidas no caso do rompimento da barragem de Fundão, em Mariana (2015). 

A notícia em questão, publicada no dia 16 de julho pelo portal capixaba, revelava que “a reportagem da Rede Diário ES obteve provas incontestáveis de que a promotora Mônica Bermudes é irmã do advogado Ricardo Bermudes Medina Guimarães, e sobrinha do advogado Sérgio Bermudes, que advogam e defendem os interesses das empresas Vale e Samarco, responsáveis pelo custeio e manutenção da Renova, e que também participaram das negociações e assinaram o acordo”. A afirmação da reportagem Rede Diário ES não explica os meios de obtenção das provas mencionadas. 

Mais adiante, a Rede Diário ES cita entrevista com um militante do MAB, na qual ele deixa claro que, embora houve informações dispersas sobre o parentesco, o MAB nunca teve em seu poder provas que o demonstrassem. 

Na matéria veiculada pelo jornal Estado de Minas, a reportagem afirma que o MAB havia denunciado o parentesco entre a promotora de justiça e os advogados, o que não procede. O MAB jamais realizou denúncia. Quanto questionada pela reportagem, a advogada do MAB afirmou ter conhecimento do caso, mas deixou claro que o movimento jamais atuou de forma direta com o MP-ES e nunca obteve provas de tal relação.

Durante a conversa, a advogada também afirmou ao jornalista não possuir informações sobre procedimentos e normas éticas da Promotoria de Justiça. Falando “em tese”, ela afirmou que se houvesse conflito, a própria promotora poderia declinar do caso. E quando questionada sobre as implicações, afirmou que poderia suscitar a revisão das decisões tomadas, mas que pela própria complexidade do caso, não poderia afirmar com objetividade, tratando-se apenas de uma opinião jurídica a priori.

Sobre a atuação da perícia técnica da empresa Aecom na ação em trâmite na 12ª Vara Federal de Belo Horizonte, o MAB tem denunciado possível vício a partir do parecer da perita em favor da Fundação Renova. Na entrevista, apenas com o objetivo de contextualizar, a advogada do MAB afirmou ter conhecimento que a mesma auditoria aparece pela primeira vez no caso do Rio Pequeno em Linhares. De todo modo, a advogada se retratou ao próprio jornal pela informação imprecisa, sendo um equívoco a conexão direta de dita perícia com a promotora.

Importante ressaltar que embora o MAB tenha críticas aos formatos de acordos e gestão dos conflitos que vem sendo realizados pelas instituições de Justiça na bacia do Rio Doce, nunca houve, por parte do MAB, a afirmação de ilegalidade na atuação da promotoria de Justiça, não sendo verdadeiro afirmar que o MAB é parte no processo de suspeição. Embora reconheçamos a importância de que as denúncias sejam devidamente apuradas pelas instituições competentes. 

Por fim, é preciso deixar claro que o MAB jamais afirmou estar em lado oposto às instituições de Justiça, pelo contrário, entendemos que o Ministério Público é a entidade que atua na defesa e promoção dos interesses coletivos. O MAB sempre ressaltou a importância da atuação dessas instituições e em sua relação com as comunidades atingidas, o movimento sempre buscou fortalecer a legitimidade das instituições facilitando sua interlocução com atingidos. 

Entendemos que as denúncias, por sua gravidade, geram interesse dos meios de imprensa em explorá-los, cumprindo seu legítimo papel de promotor do debate público. Mas depois de constatar imprecisões ou abordagens dúbias da reportagem, a assessoria de imprensa do MAB solicitou que o jornalista fizesse alterações no texto, o que de fato foi feito, ainda na manhã de segunda-feira. De toda forma, na busca por não deixar margem a questionamentos sobre as citações ao MAB em tal reportagem, solicitamos ao jornal Estado de Minas a incorporação de uma nota que reflete sobre os mesmos elementos que aqui tornamos públicos. 

O compromisso do MAB é com a luta dos atingidos e atingidas, com a reparação justa às pessoas que sofrem as consequências do crime socioambiental na bacia do Rio Doce, quase cinco anos depois daquela tragédia. Jamais nos desviaremos desse caminho. 

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro

| Publicado 26/06/2020

Próximos aos 5 anos do crime no rio Doce, Vale, Samarco e BHP Billiton não reconhecem litoral do ES como atingido

Empresas criminosas afirmam, em documento, que não se sabe ainda se os territórios do estado foram realmente atingidos

| Publicado 22/09/2020 por Movimento dos Atingidos por Barragens - Espírito Santo

Quem ganha com a não contratação das Assessorias Técnicas no Rio Doce?

Passado mais de um ano da homologação da contratação das Assessorias Técnicas, empresas e judiciário cozinham o direito dos atingidos em fogo baixo

| Publicado 04/05/2020

Fundação Renova e a violação do direito à moradia

É preciso perguntar como a Fundação Renova consegue fazer uma (não) reparação dessa forma. E para responder a essa pergunta é também preciso lembrar que, na verdade, estamos lidando com empresas: Vale, Samarco, BHP Billiton e a própria Renova