30 anos do ECA: MAB segue em defesa dos direitos das crianças e adolescentes

O MAB defende o Estatuto da Criança e do Adolescente e luta para que os direitos sejam, de fato, cumpridos

Foto: Isis Medeiros

Nós, do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), defendemos o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), nos seus 30 anos de promulgação.

O ECA, criado pela Lei n.8.069 de 13 de julho de 1990, é um marco fundamental na defesa, garantia e promoção dos direitos das crianças e adolescentes brasileiros, resultado da luta de organizações, movimentos populares e coletivos da sociedade civil.

Foi por meio do ECA que se consolidou o artigo 227 da Constituição Federal, que garante a proteção integral das crianças, com prioridade absoluta. Nele foram contemplados aspectos notáveis de proteção, provisão e participação das crianças, como o direito à vida, saúde, alimentação, educação, lazer, profissionalização, cultura, dignidade, respeito, liberdade e convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão.

Tem sido enorme o esforço pela aplicação de políticas que garantam esses direitos ao longo desses 30 anos. Ainda diagnosticamos que as crianças atingidas por barragens, junto a suas famílias, sofrem um conjunto de violações de direitos humanos, e é por isso que nós ainda lutamos pela garantia desses direitos.

Por meio da Ciranda do MAB, temos verificado inúmeras violações, tais como: 1) direito à participação; 2) a serem reconhecidas enquanto atingidas; 2) acesso às políticas públicas; 3) convivência familiar; 4) proteção especial; 5) saúde; 6) laços sociais e comunitários; 7) direito à educação.

É com a Ciranda, com nossos educadores infantis, que também promovemos e defendemos a luta, junto com as crianças atingidas por barragens, pela efetivação desses direitos: o de ter uma vida digna, poder brincar e ser criança.

O desafio atual é a defesa dos direitos das crianças frente aos sucessivos ataques do atual governo neofascista ao ECA, que longe de defender a vida das crianças brasileiras, tem acumulado crianças vítimas das sucessivas violações, que vem a tona em notícias do aumento de mortes de crianças por policiais, assim como nos impactos sofridos pela diminuição do gasto público em educação, saúde, direitos sociais, pelo crescente desemprego e perda de direitos das suas famílias, que crescem ainda mais neste momento de pandemia.

As crianças e adolescentes têm sido as mais vulneráveis a estes processos, e fazemos enorme apelo pela manutenção do ECA como marco fundamental. Assim, nós do MAB defendemos o direito à vida das crianças brasileiras, e em particular das atingidas por barragens, sendo fundamental a defesa do ECA para a efetivação desses direitos.

Pelos direitos das crianças brasileiras!
Pelo direito a ser criança!
Pelo direito de brincar!

A Ciranda do MAB é a energia do movimento!

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro

| Publicado 10/09/2020 por Coletivo de Comunicação MAB MG

Em Brumadinho (MG), Ciranda do MAB permanece como espaço importante da organização

Para o MAB “a ciranda é a energia do movimento”; militantes mineiros destacam a força do espaço para a construção, consolidação e transformação da realidade dos atingidos

| Publicado 18/12/2020 por Coletivo da Ciranda do MAB

Retrospectiva | “Energia do Movimento”: Ciranda do MAB permanece ativa durante quarentena e resgata direito ao brincar e sonhar

Os impactos com a pandemia têm agravado as recorrentes violações de direitos das crianças atingidas

| Publicado 05/04/2023 por Coletivo de Comunicação MAB MG

Espaço Ciranda do MAB promove atividades lúdicas com crianças da Bacia do Paraopeba sobre a saúde em territórios atingidos por barragens

Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) e Associação Estadual de Defesa Ambiental e Social de Minas Gerais (AEDAS) coordenaram espaço infantil durante Conferência sobre Saúde