Em MG, famílias de baixa renda terão descontos nas contas de água e energia

Com pressão social, medida emergencial proposta por movimentos populares é sancionada pelo governo de MG; medida passa a valer a partir da publicação da PL 1.971/2020

Foi sancionada pelo governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), o projeto de lei PL 1.971/2020, que garante a concessão automática de descontos nas tarifas de energia elétrica e água, para trabalhadores de baixa renda inseridos no Cadastro Único de Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), durante o período de pandemia da Covid-19.  

A partir do banco de dados do CadÚnico, as concessionárias de água e energia do estado irão cumprir os descontos das tarifas na conta dos consumidores, sem a necessidade da presença física em uma agência das instituições, como é exigido para acesso aos programas de tarifa social. Dessa forma, evita que aconteça aglomerações e contribui para diminuição dos gastos dos trabalhadores de baixa renda, que passam por dificuldades financeiras e sociais.

A lei que entrou em vigor a partir do dia 4 de julho é de autoria do Deputado Estadual Cristiano da Silveira (PT), que propõe os descontos na conta de energia, e do deputado Elismar Prado (Pros), que determina descontos nas contas de consumo de água. Os descontos irão perdurar enquanto o vigorar a situação de calamidade pública reconhecida pelo decreto 47.891 de 20 de março de 2020.

Nas próximas semanas, as concessionárias serão obrigadas a fazerem a divulgação publicitária da informação ao consumidor, por meio de campanhas publicitárias, sobre a inscrição no CadÚnico e sobre os requisitos para a concessão do desconto relativo à tarifa social.

Tarifa Social de Energia Elétrica 

Os descontos na energia seguirão a lei federal Nº 12.212/2010-Tarifa Social de Energia Elétrica com limite de consumo até 220 kWh mensais. O direito é para famílias inscritas no programa com renda mensal per capta menor ou igual a meio salário mínimo nacional, idosos com 65 anos ou mais, ou pessoas com deficiência, que recebam o Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social – BPC e Família inscrita no Cadastro Único com renda mensal de até 3 salários mínimos, que tenha portador de doença ou deficiência cujo tratamento requeira o uso continuado de aparelhos que demandem consumo de energia elétrica.. 

Veja tabela abaixo de acordo com o consumo e os descontos: 

pastedGraphic.png

Fonte:http://www.cemig.com.br/pt-br/atendimento/Paginas/tarifa_social.aspx

O que é o Cadúnico? 

O Cadastro Único para Programas Sociais ou CadÚnico é um sistema federal para coleta de dados e informações de famílias de baixa renda existentes no Brasil, para que núcleos familiares tenham acesso aos programas de assistência social e redistribuição de renda. 

Em Minas Gerais, existem 1.908.300 de famílias inscritas no Cadúnico, mas somente 648.076 famílias estão inseridas na Tarifa Social de Energia Elétrica, ou seja, mais de 1 milhão de famílias ainda não acessam a este benefício. Com o Pl 1.971/2020, milhares de famílias poderão ter descontos nas contas de energia.  

Mais informações http://cidadania.gov.br/servicos/cadastro-unico

Programa emergencial de enfrentamento a Covid19 

A nova proposta acrescenta à lei anterior (Lei 23.631) elaborada com a participação do MAB e da Frente Brasil Popular MG, pelo deputado estadual André Quintão (PT), reúne uma série de procedimentos e obrigações a serem observadas pelo governo e pela sociedade durante a vigência do atual estado de calamidade

A campanha “Não Cortar, Não Pagar!” do MAB, e a Plataforma Estadual de Emergência da FBP MG, prioriza o povo e exige o direito de acesso gratuito à essas condições básicas e essenciais hoje. “Faz-se necessário os descontos nas contas de água e energia para que os trabalhadores tenham condições de enfrentar este momento de pandemia, devido a crescente propagação do coronavirus no país”, afirma Joceli Andreoli, da coordenação nacional do MAB. 

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro

| Publicado 06/08/2020 por Coletivo de Comunicação MAB MG

Como receber a Tarifa Social de Energia Elétrica com a nova lei de inclusão automática em MG

Para receberem o desconto ou isenção na tarifa, basta que as famílias estejam cadastradas no CadÚnico, o cadastro único do governo federal para programas sociais.

| Publicado 16/06/2020 por De Belo Horizonte (MG)

ALMG aprova desconto automático nas tarifas de água e luz para famílias inscritas no CadÚnico

Pressão popular garante que famílias mineiras de baixa renda recebam descontos nas contas; Projeto de Lei é acrescentado a outras medidas de isenção no estado. Essa é uma proposta nacional do MAB e faz parte da Plataforma Estadual de Emergência construída pela FBP MG

| Publicado 23/05/2022 por Coletivo de Comunicação MAB MG

Veredas Sol e Lares: após dois anos de luta, projeto energético popular será retomado no semiárido mineiro

Projeto de usina solar fotovoltaica flutuante será implementado com participação e controle social dos atingidos e beneficiará famílias dos Vales do Jequitinhonha e Rio Pardo