Atingidos reconstroem acampamento destruído pelo ciclone bomba em SC

Evento meteorológico trouxe estragos e causou 13 mortes na região Sul

Na semana passada, nos dias 1 e 2 de julho, o ciclone bomba que causou destruições em cerca de 135 municípios catarinenses, e foi considerado o pior desastre com ventos da história do Estado, levou abaixo também, o acampamento dos atingidos pela Usina Hidrelétrica de São Roque. Obra da empresa Engevix no Rio Canoas, entre as cidades de Vargem e São José de Cerrito, em Santa Catarina.

Há sete anos, o acampamento é instrumento de luta e união do movimento. É ali que as famílias atingidas se reúnem para pensar a mobilização em defesa dos seus direitos. Embaixo daquela lona, que voou com o vento, com muita persistência e companheirismo, a organização coletiva constrói o caminho da resistência contra a violação dos direitos humanos. É, justamente, o acampamento que pressiona a empresa e une o povo na luta pela justa reparação de direitos.

No sábado (4), diante do momento difícil de crise sanitária, ambiental e política, em um cenário de graves ataques à vida do povo brasileiro, os atingidos de São Roque se reuniram para recolocar em pé o acampamento.

“Nós nos unimos porque lá é a nossa casa, é a casa dos atingidos pela barragem São Roque, é de lá que a gente consegue nossas conquistas, de lá que estamos lutando e temos muito a fazer lá ainda”, conta a atingida Cristiane.

Para o MAB Santa Catarina, o ato de reconstrução reafirma a vontade de contagiar todos aqueles que sonham e lutam por um mundo melhor para a classe trabalhadora. “É isto que precisamos fazer nessa situação crítica que estamos vivendo: reerguer a força do nosso povo, apostar na solidariedade e plantar a semente da esperança que, sim, vamos vencer”, afirma o MAB.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro

| Publicado 06/07/2020 por Leonardo Fernandes / Comunicação MAB

Em defesa do povo, mais de 90 organizações se unem pelo Fora Bolsonaro

Frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo, centrais sindicais, movimentos sociais, populares e estudantis, partidos políticos, tradições religiosas e entidades da sociedade civil divulgam documento sobre situação do país e convocam a unidade dos setores democráticos

| Publicado 20/03/2021 por Movimento dos Atingidos por Barragens - Santa Catarina

Atingidos pela UHE São Roque lutam por reassentamento rural coletivo em Santa Catarina

Famílias já escolheram área e esperam avanço sobre decisão de reassentamento

| Publicado 03/12/2020 por Movimento dos Atingidos por Barragens - Minas Gerais

Atingidos lançam Jornada de Lutas para marcar dois anos do crime da Vale em Brumadinho

Movimento dos Atingidos por Barragens – MAB organiza a “Jornada de Lutas: 2 anos do crime da Vale em Brumadinho – Justiça só com luta e organização” para marcar data de um dos maiores crimes socioambientais do mundo