MAB denuncia “privataria” de 13 usinas hidrelétricas no Rio Grande do Sul

Estudo do Movimento dos Atingidos por Barragens revela projeto de entrega ao setor privado de usinas altamente lucrativas para o estado do Rio Grande do Sul, e aponta que a privatização deve levar a um “tarifaço” nas contas de luz da população

Em meio a pandemia da Covid-19, o governador do estado do Rio Grande do Su, Eduardo Leite (PSDB) junto com o governo federal de Jair Messias Bolsonaro, está encaminhando a privatização e entrega de 13 usinas hidrelétricas da Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE – GT).

Em estudo produzido pelo Movimento dos Atingidos por Barragens aponta que as medidas são contrárias aos interesses da população e devem provocar um “tarifaço” nas contas de luz, além do aumento do desemprego no setor.

Além de apresentar dados sobre capacidade instalada de cada usina, produtividade e lucratividade das empresas, o documento, intitulado “Análise do MAB sobre a privatização de 13 hidrelétricas da CEEE no Rio Grande do Sul”, convoca os setores da esquerda a se posicionarem diante da medida descabida do governador Eduardo Leite em aliança com o governo de Jair Bolsonaro.

“A privatização vai na contramão a todos os esforços para proteger a vida do povo em tempos de pandemia, para recuperar a economia e gerar empregos ao nosso povo, colocando os interesses de poucos acima da vida de muitos. Nós, do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) somos contra a privatização das hidrelétricas. Essas usinas são do povo e devem continuar vendendo sua energia de forma barata. É preciso colocar a vida acima do lucro, e não o lucro e a pilhagem acima da vida”, afirma o texto.

Acesse o documento “Análise do MAB sobre a privatização de 13 hidrelétricas da CEEE no Rio Grande do Sul” na íntegra.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro

| Publicado 02/06/2021 por Coletivo de Comunicação MAB RS

Atingidos pela Barragem do Lomba do Sabão se reúnem com prefeito de Porto Alegre (RS)

Embora o risco de rompimento da barragem abandonada pela prefeitura já tenha sido constatado desde 2017, não houve elaboração do plano de segurança obrigatório. Moradores do bairro Lomba do Pinheiro exigem direito à informação, diálogo, reassentamento das famílias que desejam sair da área e construção de alternativas às famílias que não pretendem sair do local.

| Publicado 28/06/2020 por Movimento dos Atingidos por Barragens - Rio Grande do Sul

NOTA: MAB denuncia Consulta Pública para privatização de 13 hidrelétricas no RS

Em plena pandemia, enquanto a população sofre os efeitos do avanço da covid-19, como o desemprego em massa e o achatamento da renda, o governador Eduardo Leite (PSDB) e a Agencia Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) preparam a privatização de um importante patrimônio do povo gaúcho.

| Publicado 07/07/2020 por Mariah / Coletivo de Comunicação MAB

Atingidos reconstroem acampamento destruído pelo ciclone bomba em SC

Evento meteorológico trouxe estragos e causou 13 mortes na região Sul