Novas medidas de reparação são aprovadas para atingidos pela Vale em Antônio Pereira, MG

Nova auditoria define que ZAS da barragem do Doutor tem uma área maior do que a calculada anteriormente

Ruína da igreja Nossa Senhora da Conceição, em Antônio Pereira, construída em 1716. Foto: Luiz Casimiro.

O distrito de Antônio Pereira está sob o risco de rompimento de mais uma barragem de rejeitos da mineradora Vale. A barragem de Doutor está no nível 2 de emergência desde o dia 1 de abril deste ano e foi constatado nesse mês de junho, por uma nova auditoria independente, que a Zona de Autossalvamento (ZAS) tem uma área maior do que a calculada anteriormente. Também neste mês, o Ministério Público Estadual (MPE) fez uma ação civil pública principal (ACP) para garantir os direitos da população atingida e que consta vários pedidos. 

Dado o novo cenário, com o aumento da área de ZAS e a nova ACP feita pelo MPE, a juíza de Ouro Preto, Kellen Cristini de Sales e Souza, decidiu no dia 15 outras medidas de reparação que a mineradora deve realizar. Foi determinado o bloqueio imediato de 50 milhões de reais, totalizando 100 milhões de reais retidos até o momento. Este valor deve ser usado no pagamento dos danos decorrentes da remoção compulsória dos atingidos.

Além dos direitos já assegurados na primeira decisão da juíza, foi determinado que a Vale deve custear o auxílio emergencial a todos proprietários e moradores de imóveis localizados em toda a área ZAS. A Vale também deve custear assistência médica, psicológica e sócio assistencial às pessoas já removidas e as que ainda serão removidas, devido a nova área ZAS. 

Foi determinada também a contratação de entidade multidisciplinar que seja independente em relação à empresa, para que elabore o Diagnóstico Social e Econômico e execute o Plano de Reparação Integral de Danos. Quem vai indicar essa entidade é o Ministério Público e quem fará a escolha dentre as indicações, será a justiça. 

A decisão da juíza falhou ao não considerar as famílias residentes fora da área da ZAS, que não têm o direito à remoção e não se sentem mais seguras em suas moradias convivendo com a ameaça do rompimento. Além disso, o risco causa danos na comunidade relativos à moradia, saúde, trabalho, renda e agravamento da pandemia.

Em longo prazo, os atingidos e atingidas ainda terão que conviver com as obras de descomissionamento da barragem que tem prazo mínimo de duração de oito anos. Os danos decorrentes desta intervenção e de todas as mudanças já ocorridas na comunidade ainda são difíceis de mensurar. Por isso, é importante refletir se o valor estipulado pela juíza será suficiente para a reparação completa de todo o conjunto de danos materiais, imateriais, morais, individuais e coletivos.

Apesar dessas questões, a decisão da juíza representa uma importante conquista que ampliou os direitos dos atingidos e atingidas, reconhecendo que com uma nova área ZAS, mais pessoas serão atingidas, além da definição que o pagamento do auxílio financeiro emergencial deve durar até a reparação integral dos danos. 

Mas ainda é preciso avançar, as famílias de Antônio Pereira estão assustadas com o aumento da mancha de inundação. Várias delas não concordam em sair de suas casas sem ao menos ter acesso a informações seguras. Elas não confiam na mineradora, querem entender como esses dados são produzidos e se são confiáveis, uma vez que só nesse ano já houveram duas correções nas análises feitas sobre a barragem Doutor. As famílias também querem ter segurança de que seus direitos serão garantidos ao saírem de suas casas, com prazos e compromissos firmados formalmente, sem a dependência total da mineradora.  

Diante disso, os atingidos e atingidas de Antônio Pereira estão em situação de agravamento da vulnerabilidade social e da saúde física e psicológica. A mineradora ainda pode recorrer da decisão. Por isso, é preciso continuar a pressionar a mineradora, o poder público e o poder judiciário para que seja cumprida a decisão e para que a população de todo o território de Antônio Pereira seja reconhecida como atingida. É urgente que a Vale cumpra a lei e execute as medidas de reparação.

O povo de Antônio Pereira continua resistindo, se organizando e pensando ações simbólicas que podem ser feitas nesse momento de pandemia. A luta não pode parar porque só “A luta faz a lei!”.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro

| Publicado 10/02/2021 por ANAB, CASEC, MAM, Movimento dos Atingidos por Barragens, PSOL, PT

Prejudicados por acordo bilionário, atingidos pelo crime da Vale em Brumadinho acionam STF

Com o apoio de ANAB, CASEC, PSOL e PT, ação reivindica escuta e reparação integral dos danos na bacia do rio Paraopeba

| Publicado 04/07/2020

Ameaça de rompimento de barragens da Vale causa evacuações em Ouro Preto e Itabirito (MG)

Novo estudo considera o cenário de rompimento das cinco barragens ao mesmo tempo, gerando o aumento da área hipotética alcançada pela onda de rejeitos, e por isso gerando mais evacuações na região

| Publicado 04/05/2020

Fundação Renova e a violação do direito à moradia

É preciso perguntar como a Fundação Renova consegue fazer uma (não) reparação dessa forma. E para responder a essa pergunta é também preciso lembrar que, na verdade, estamos lidando com empresas: Vale, Samarco, BHP Billiton e a própria Renova