ALMG aprova desconto automático nas tarifas de água e luz para famílias inscritas no CadÚnico

Pressão popular garante que famílias mineiras de baixa renda recebam descontos nas contas; Projeto de Lei é acrescentado a outras medidas de isenção no estado. Essa é uma proposta nacional do MAB e faz parte da Plataforma Estadual de Emergência construída pela FBP MG

Foto: Mídia Ninja

A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) aprovou, na última quarta-feira (10), duas proposições que pretendem facilitar o acesso dos cidadãos de baixa renda a descontos nas contas de água e energia, durante a pandemia de Covid-19.

O Projeto de Lei (PL) 1.971/20, do deputado estadual Cristiano Silveira (PT), prevê que o Estado poderá adotar a concessão automática de descontos da tarifa social de energia elétrica (TSEE) para famílias inscritas no Cadastro Único do Governo Federal (CadÚnico). A mesma medida para a água foi proposta pelo deputado estadual Elismar Prado (Pros), por meio do PL 1.890/20.

A intenção das duas propostas é que, para acessar o direito, não seja necessário o comparecimento dos usuários às sedes da Cemig ou Copasa, já que atualmente as empresas exigem a apresentação presencial de uma série de documentos e informações para a autorização do benefício. Dessa forma, o PL pretende afastar todos os obstáculos burocráticos para o exercício de um direito já assegurado pela legislação, tendo em vista as restrições de aglomeração e a situação de quarentena por conta do coronavírus.

A nova proposta acrescenta à lei anterior (Lei 23.631) elaborada, com a participação do MAB e da Frente Brasil Popular MG, pelo deputado estadual André Quintão (PT), que reúne uma série de procedimentos e obrigações a serem observadas pelo governo e pela sociedade durante a vigência do atual estado de calamidade, como à isenção total da tarifa para as famílias com consumo de até 220 kWh por mês. A proposta apresentada pelo deputado tem a isenção até o dia 30 de junho e não menciona descontos específicos, fora aqueles já estabelecidos pela medida provisória com abatimentos de 10% a 65% na tarifa, de acordo com a faixa de consumo. 

O novo acréscimo ao PL é uma vitória dos atingidos organizados no Movimento dos Atingidos por Barragens – MAB e da organização da Frente Brasil Popular de MG, que desde o começo da pandemia reivindicam medidas emergenciais que garantem aos trabalhadores direitos á renda, saúde, trabalho, educação e condições de vida, entre elas o acesso gratuito à energia elétrica, água potável, gás de cozinha e internet, em todas as residências, enquanto vigorar a Declaração de Estado de Calamidade Pública da Pandemia no país.

A campanha “Não Cortar, Não Pagar!” do MAB, e a Plataforma Estadual de Emergência da FBP MG, prioriza o povo e exige o direito de acesso gratuito à essas condições básicas e essenciais hoje. 

Para Joceli Andrioli da coordenação nacional do MAB, “as propostas completas ainda não foram aprovadas, mas já temos essas conquistas. A luta agora, com a crise econômica que vivemos, é que a isenção das tarifas de água e luz sejam propostas até o final do ano, ou até acabar o Estado de Calamidade Pública, visto as previsões da crise e falta de condições das cobranças já no próximo mês”. 

A Proposta de Lei também incorporou a sugestão da deputada Marília Campos (PT) para que as novas informações sobre a isenção da tarifa no programa CadÚnico sejam divulgadas aos consumidores, por meio de campanhas publicitárias.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro

| Publicado 17/06/2020 por Leonardo Fernandes / Comunicação MAB

Após pressão, estados aderem a benefícios nas tarifas de água e energia durante pandemia

População de baixa renda cadastrada em programas sociais não terá serviços cortados e vai receber isenção no pagamento, em alguns casos. Conquista do MAB com outras entidades surgiu com o objetivo de estimular quarentena

| Publicado 18/06/2020 por Grasiele Be / Coletivo de Comunicação MAB

No RS, atingidos cobram ampliação dos descontos na conta de luz

Mais de 453 mil famílias gaúchas inscritas no programa da tarifa social de energia elétrica ainda estão fora do benefício concedido no período de pandemia

| Publicado 08/07/2020 por Leonardo Fernandes / Comunicação MAB

Medidas para energia elétrica são importantes, mas não abrangem totalidade da população pobre

Desde o início da pandemia da Covid-19, o Movimento dos Atingidos por Barragens elabora sobre a necessidade de que as autoridades tomem medidas no sentido de garantir o acesso à energia e a gratuidade do serviço às populações mais pobres