MAB e LAG se posicionam sobre a exclusão da Vale e da Eletrobrás do Fundo Petrolífero da Noruega

O MAB e a LAG divulgaram uma nota conjunta sobre a exclusão das empresas brasileiras Vale e Eletrobrás dos investimentos do Fundo Petrolífero da Noruega por violações aos direitos humanos e crimes ambientais.

O Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) e o Comitê Norueguês em Solidariedade com a América Latina (Latin-Amerikagruppene-LAG) divulgaram uma nota conjunta sobre a exclusão das empresas brasileiras Vale e Eletrobrás dos investimentos do Fundo Petrolífero da Noruega por violações aos direitos humanos e crimes ambientais.

As organizações estão desenvolvendo um plano de trabalho conjunto para fortalecer os direitos humanos nos territórios de atuação das grandes empresas, construindo um diálogo entre as comunidades atingidas e a sociedade civil norueguesa.

Na carta, as entidades avaliam que a exclusão da Vale e Eletrobrás é uma medida importante para responsabilizar essas empresas, mas cobram que o Fundo estabeleça um diálogo com as populações atingidas. “É louvavel que o Fundo tenha tomado consciencia da gravidade dos seus investimentos para o futuro dos direitos humanos e ambientais, contudo é preciso assumir a sua responsabilidade ao longo dos anos em que esteve investindo, mesmo com grandes impactos”, afirma a carta. 

Leia na íntegra a seguir:

O Banco Norueguês (Norges Bank) expulsa Vale e Eletrobras

No ultimo dia 12 de maio de 2020, o Banco Norges Bank, na pasta do Fundo Soberanao Petrolífero da Noruega, anunciou a decisão da comissão de etica de retirar seus investimentos das empresas brasileiras Vale S.A e Eletrobrás, sob orgumentos das empresas cometerem danos ambientais e violações aos direitos humanos, respectivamente.

As empresas brasileiras foram expulsas, anos após as primeiras condenações da sociedade civil, a luta, por fim, produziu este resultado.

O Movimento dos Atingidos por Barragens – MAB (BRASIL) e o Comitê Norueguês em Solidariedade com a América Latina (Latin-Amerikagruppene-LAG) (NORUEGA), junto a organizações aliadas, têm uma luta histórica pela responsabilização das empresas em todas as cadeias produtivas envolvidas nos negócios do modelo energético brasileiro. Sempre é muito difícil construir a reparação social e ambiental de violações de direitos e de grandes tragédias como rompimento de barragens na bacia do Rio Doce e na bacia do Paraopeba – MG, da obra de Belo Monte, uma vez que no cenário mundial estão diretamente relacionadas aos mecanismos de impunidade corporativa. Na maioria vezes, os investidores dessas corporações não assumem a responsabilidade pelos consequencias adversas de seus investimentos.

O Fundo Petrolífero da Noruega é o maior fundo estatal de investimento do mundo, e, portanto, sua decisão tem grandes impactos políticos e econômicos sobre a responsabilização das instituições financeiras pelas violações. No caso, o Conselho de Ética do Norges Bank havia recomendado a expulsão da Vale e Eletrobras em 2019. Isso porque a Vale representa um negocio excessivamente arriscado para a proteção ambiental, basta lembrar o rompimento da barragem em Mariana 2015, matando 19 pessoas e destruindo toda a bacia do Rio Doce e parte do litoral do Espirito Santo, e como reincidente em janeiro de 2019, com o rompimento da barragem Corrego do Feijão em Brumadinho – MG, destruindo a bacia do Rio Paraopeba e matando 272 pessoas. Já a Eletrobrás, por sua vez, está envolvida no consórcio Norte Energia, responsável pela construção da barragem Belo Monte, em plena região amazônica, que promoveu o deslocamento de mais de 40 mil pessoas, incluindo comunidades tradicionais e povos indígenas, gerando inúmeros impactos sociais na região de Altamira.

O reconhecimento do Fundo Petrolífero de que são muito graves os impactos sociais e ambientais dessas operações a ponto que não devem receber investimentos por esse tipo do modelo embaseado na reprodução de inúmeras desigualdades sociais e destruição da natureza.  

Para essas organizações, a notícia é vitória da luta contra a impunidade corporativa, e consequentemente, responsabilização em todos os eixos da cadeia produtiva. Esperamos que a exclusão seja refletida por outros investidores e acionistas das empresas, bem como seja acompanhada por propostas do Fundo para resolver os danos de seus investimentos junto às populações atingidas.

É lamentavel que o Fundo Petrolífero não tenha retirado os seus investimentos antes, mesmo que as empresas tenham rompido com as próprias diretrizes do Fundo para o meio ambiente e os direitos humanos. O fato é que o Fundo Petrolífero lucrou e apoiou as empresas brasileiras por vários anos, passando por diversos desastres, sem ouvir a voz e clamor das comunidades afetadas e das organizações da sociedade civil que alertaram sobre condições totalmente inaceitáveis.

É louvavel que o Fundo tenha tomado consciencia da gravidade dos seus investimentos para o futuro dos direitos humanos e ambientais, contudo é preciso assumir a sua responsabilidade ao longo dos anos em que esteve investindo, mesmo com grandes impactos.

Acreditamos que apenas retirar investimentos sem propor uma politica de diálogo e construção com as populações atingidas sobre medidas de reparação não seria adequado com o comprometimento social e ambiental que anuncia.

Assim como o propósito do fundo é garantir politicas de bem estar social à Noruega, por equidade deve se preocupar em garantir o mesmo à população brasileira, sobretudo a população atingida por seus investimentos. É preciso com urgência rever a reprodução desigual de um modelo de apropriação de recursos em países latinoamericanos exclusivamente para o rentismo econômico que se encontra fora dos “standarts” de direitos humanos e ambientais que se buscam garantir em países do Norte, do qual a Noruega é um grande exemplo. É tempo de avançar numa relação de maior solidariedade entre os países, sobretudo nos seus investimentos.

A exclusão não é um “botão de desfazer” erros passados. O fundo pode simplesmente retirar e lavar as mãos agora? Qual é a sua responsabilidade? O fundo petrolífero é para garantir o estado de bem-estar social na Noruega. A população norueguesa então não perdeu o lucro obtido. As comunidades atingidas perderam tudo. E agora?

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro

| Publicado 05/11/2020 por Movimento dos Atingidos por Barragens

Injusticia en la cuenca del río Doce: 5 años sin reparación para los afectados; lea la nota del MAB

Somos las víctimas de un crimen bárbaro que está lejos de una solución correcta, pero también somos un pueblo en lucha dispuesto a batallar y colocar la vida por encima del lucro

| Publicado 19/01/2020

Vale da morte

| Publicado 17/10/2020 por por Anna Carolina Galeb

ARTIGO | A tempestade do progresso: ainda vemos as ruínas?

Artigo de Anna Galeb, militante do MAB, sobre o território-catástrofe que se tornou Minas Gerais.