Empresas terceirizadas da Fundação Renova colocam em risco trabalhadores e atingidos em meio à pandemia, em MG

O estado de Minas Gerais está em situação de calamidade pública, a população se preocupa e cobra por medidas de contenção da disseminação do coronavírus.

Foto: Mídia Ninja

O estado de Minas Gerais está em situação de calamidade pública, a população se preocupa e cobra por medidas de contenção da disseminação do coronavírus. Nesse cenário, as cidades de Mariana, Barra Longa, Rio Doce e Santa Cruz do Escalvado, estão recebendo trabalhadores das empresas terceirizadas contratadas pela Fundação Renova.

A Renova é a instituição responsável por executar a reparação dos atingidos e atingidas pelo rompimento da Barragem de Fundão, pertencente às empresas Samarco, Vale e BHP Billiton. A Fundação é instrumento das mineradoras para violar direitos e não atender às necessidades dos atingidos. Nessa semana, mais uma vez, a instituição segue postura autoritária nos territórios, colocando em risco a vida dos trabalhadores de suas terceirizadas e dos atingidos.

As empresas estão transportando trabalhadores entre municípios, retomando obras, fazendo reuniões e com isso, descumprindo determinação da Secretaria de Estado da Saúde (SES-MG), do Ministério da Saúde (MS) e da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Uma das empresas é a Dinâmica, mas além dela, várias outras estão em atividade no território. Ademais, há denúncias de que trabalhadores das obras do novo reassentamento de Bento Rodrigues, que foram retomadas em 27 de abril, não possuem equipamentos básicos de segurança.

Os efeitos da pandemia são sentidos na região. O município de Mariana tem 20 casos confirmados e uma morte causada pelo coronavírus, inclusive de um trabalhador da empresa terceirizada pela Renova.

Os municípios de Minas Gerais estão se preparando para enfrentar uma das maiores crises no sistema de saúde. As cidades atingidas ainda sofrem diversos danos causados pelos rompimentos de barragem em 2015 e em 2019, e o principal deles são os danos à saúde. A postura da Renova agrava ainda mais a situação na região e não obedece a vontade e a necessidade das populações atingidas.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro

| Publicado 11/05/2020

Fundação Renova e a violação aos direitos à indenização relacionada com renda e trabalho

É preciso perguntar como a Fundação Renova consegue fazer uma (não) reparação dessa forma. E para responder a essa pergunta é também preciso lembrar que, na verdade, estamos lidando com empresas: Vale, Samarco, BHP Billiton e a própria Renova

| Publicado 07/05/2020

Fundação Renova e a violação aos direitos das mulheres

É preciso perguntar como a Fundação Renova consegue fazer uma (não) reparação dessa forma. E para responder a essa pergunta é também preciso lembrar que, na verdade, estamos lidando com empresas: Vale, Samarco, BHP Billiton e a própria Renova

| Publicado 06/05/2020

Justiça concede liminar contra GAISMA, estudo que beneficiava mineradoras no crime do rio Doce

Com a vitória no TRF-1, uma Decisão Liminar suspendeu a decisão da 12ª Vara e determinou a “continuidade do processo de reparação com respaldo nos estudos anteriormente elaborados pela Ambios e pelo Grupo EPA Engenharia e Proteção Ambiental para avaliação de risco à saúde humana