Bacia do rio Doce sofre mais uma contaminação: rompe lagoa de dejeitos e contamina o rio Casca em MG

A contaminação foi identificada no município de rio Casca, mesmo nome do rio que banha o território. A polícia ambiental recolheu uma tonelada de peixes mortos e outros animais maiores, como capivaras.

O rio Casca, afluente do rio Doce, foi atingido na noite de quinta-feira (30) pelo rompimento de lagoa de dejeitos de uma granja de suínos. A provável fonte poluidora está localizada na zona rural do município de Urucânia, próximo ao município de Ponte Nova, em Minas Gerais. A lagoa recebe dejeitos sem tratamento e tem volume estimado de 12 mil m3. Além do rio foram atingidas casas de cinco famílias de uma comunidade próxima à lagoa, e um córrego com percurso de 1,2km.

A contaminação foi identificada no município de rio Casca, mesmo nome do rio que banha o território. A polícia ambiental recolheu uma tonelada de peixes mortos e outros animais maiores, como capivaras.

O rio Casca é essencial para o abastecimento de várias cidades e para o sustento das famílias que dependem da atividade da pesca, para a irrigação e cultivo de alimentos e para o lazer, como a população ribeirinha que se relaciona com o rio como sendo a principal fonte da vida.

Esse crime demonstra mais uma vez a contaminação da bacia do rio Doce e mais uma vez expõe o sofrimento das populações que vivem do rio. Quatro anos e meio se passaram desde o rompimento da barragem de Fundão em Mariana, das mineradoras Vale, Samarco e BHP Billiton e o Movimento dos Atingidos por Barragens – MAB insiste na luta e no reconhecimento dos direitos de quem vive do rio. 

É preciso investigar e confirmar a fonte da contaminação, entender a dimensão dos danos causados à biota e às populações atingidas ao longo do percurso do rio para que sejam feitas as medidas necessárias de reparação. Sobretudo, para que o crime não se repita.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro

| Publicado 04/08/2021 por Fabiana Mariz / Jornal da USP

Rompimento da barragem em Mariana elevou em até cinco vezes níveis de fósforo do estuário do Rio Doce

Contaminante presente no local está acima do permitido pela legislação brasileira; danos ambientais são percebidos até os dias de hoje, seis anos após o rompimento da barragem do Fundão, em Minas Gerais

| Publicado 24/08/2023 por Fernanda Couzemenco - Século Diário

Contaminação da biota do Rio Doce continua em níveis preocupantes

Rede de universidades apresenta quarto relatório anual do Programa de Monitoramento da Biodiversidade Aquática

| Publicado 06/05/2020

Justiça concede liminar contra GAISMA, estudo que beneficiava mineradoras no crime do rio Doce

Com a vitória no TRF-1, uma Decisão Liminar suspendeu a decisão da 12ª Vara e determinou a “continuidade do processo de reparação com respaldo nos estudos anteriormente elaborados pela Ambios e pelo Grupo EPA Engenharia e Proteção Ambiental para avaliação de risco à saúde humana