Em RO: Frente Brasil Popular lança Plataforma de Emergência

Em Rondônia Frente Brasil Popular lança Plataforma de Emergência com medidas de enfrentamento para crise causada pelo Covid-19 no estado, fruto da construção entre movimentos sociais, sindicatos e organizações populares

A Frente Brasil Popular em Rondônia lançou no ultimo dia (23), a Plataforma Estadual de Emergência, com 35 medidas que irão amenizar os impactos sociais e econômicos à população rondoniense, em especial às famílias de baixa renda, diante da atual crise sanitária causada pelo Covid-19. O documento, assinado por diversas entidades sociais e sindicais de Rondônia será apresentado oficialmente ao Governo do Estado e às 52 Prefeituras Municipais.

Espera-se que as propostas sejam analisadas e colocadas em prática o mais breve possível, visto que as ações do Poder Público apresentadas até o momento não estão sendo suficientes e apropriadas para atender às reais necessidades da população.

As medidas têm como base as orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e priorizam o atendimento e proteção da saúde dos cidadãos. Para isso, as propostas foram divididas por áreas, sendo elas:  saúde, trabalho, assistência social, proteção aos mais vulneráveis, educação e campo.

Entre as propostas estão incluidas medidas ja adotadas por outros estados, como isenção da tarifa de água, tabelamento do preço do gás de cozinha que em regiões do estado chegam a R$ 100 reais e a isenção da tarifa de energia aos consumidores inscritos na tarifa social, bem como a não cobrança do ICMS sobre as demais.

Para o conjunto de organizações que compõe a Frente Brasil Popular, todos os esforços devem ser adotados para assegurar renda e recursos aos trabalhadores informais, aos desempregados e para aqueles que continuam atuando e colocando suas vidas em risco para garantir que os serviços essenciais continuem a serem prestados.

Confira a plataforma

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro

| Publicado 27/04/2020

Porto Alegre isentará contas de água por três meses, mas é preciso muito mais!

Após pressão popular do MAB e outras organizações, conquistamos a isenção das contas de água para a população que é beneficiada pela tarifa social em Porto Alegre por três meses

| Publicado 29/04/2020

Agricultores organizados no MAB entregam toneladas de alimento através do PAA, no Piauí

famílias agricultoras dos município de Palmeirais e Amarante no Piauí, realizaram a entrega de alimentos produzidos nas comunidades rurais dos municípios, por meio do PAA para o CRAS

| Publicado 29/04/2020

Ações de solidariedade para as famílias atingidas pelas enchentes desse ano em São Paulo

Ação localizada nas regiões da Baixada Santista e nas zonas leste e sul da capital paulista, promoveu o cadastro de 500 famílias que foram organizadas em grupos de atingidos.