Política de Direitos para as Populações Atingidas por Barragens

Os atingidos e atingidas de todo o país seguem firmes na luta e atentos as articulações no parlamento e fora dele para garantir a aprovação desse importante projeto para o povo.

Por Sara Oliveira

Segundo a Comissão Mundial de Barragens (2000) estimativas globais apontam que entre 40 e 80 milhões de pessoas já foram deslocadas por empreendimentos, em cerca de 45.000 grandes barragens. No Brasil, segundo dados do Movimento dos Atingidos por Barragens (2000) a soma já é superior a um milhão de atingidos. Destes, cerca de 70% não receberam nenhum tipo de indenização ou compensação. 

Desde a década de 1970, o processo de construção de barragens se intensificou no país, principalmente de obras hidrelétricas para dar conta do processo de desenvolvimento em curso. É nesse contexto que surge às primeiras formas de resistência contra as construções, através das Comissões locais de atingidos, fruto das contradições desse modelo, que não considerava as famílias e não assegurava direitos, mais tarde resultando na formação do MAB a nível nacional.

Em 2006 a Comissão Especial de Atingidos por Barragens no âmbito do Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana (CDDPH), realizou um estudo de caso em 7 (sete) barragens, constando que há um padrão vigente de construção, que vem provocando graves violações de direitos, seja em obras hidrelétricas, para acumulo de água ou mineração. É com esse entendimento, que historicamente o movimento vem refletindo sobre a importância da criação de um marco jurídico para os atingidos/as por barragens que reconheça, assegure direitos e traga segurança jurídica para o povo e não para as empresas. 

Através da Comissão Externa de Brumadinho destinada a acompanhar as investigações das causas do rompimento em Brumadinho – MG em 2019, algumas propostas de lei foram elaboradas e vistas como positivas pelo MAB. Dentre as medidas destacamos um projeto de lei que altera a Lei de Segurança de Barragens e o Projeto de Lei 2788/2019 que institui a Política Nacional de Direitos das Populações Atingidas por Barragens (PNAB); discrimina os direitos das Populações Atingidas por Barragens (PAB); prevê o Programa de Direitos das Populações Atingidas por Barragens (PDPAB); estabelece regras de responsabilidade social do empreendedor; revoga dispositivos da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), aprovada pelo Decreto-Lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943; e dá outras providências. 

No entanto, após a aprovação da PNAB pela Câmara dos Deputados em junho do ano passado, a mesma permanece à espera de aprovação da Casa revisora, ou seja, do Senado Federal, caminhando em passos lentos. A proposta foi distribuída as Comissões permanentes de Meio Ambiente (atualmente a matéria tem como relatora a Senadora Leila Barros – PSB/DF) e Serviços de Infraestrutura, onde aguarda relatório e votação, somente após essa etapa, segue para o Plenário para discussão e votação dos Senadores/as.

Os atingidos e atingidas de todo o país seguem firmes na luta e atentos as articulações no parlamento e fora dele para garantir a aprovação desse importante projeto para o povo. Importante mantermos o diálogo com todos os parlamentares do nosso campo que podem nos ajudar nesse processo de aprovação, mantendo a íntegra do texto enviado pela Câmara dos Deputados. A batalha seguinte será para garantir a sanção presidencial. Não podemos mais conviver com o medo e a insegurança esperando o próximo rompimento para debater e reavivar essa pauta. Não podemos perder mais nenhuma vida, nenhum rio ou pedaço de chão. A situação se agrava ainda mais nesse momento de pandemia, pois infelizmente as barragens não escolhem quando irão romper, é preciso agir agora, colocando a vida e segurança das pessoas acima do lucro. 

Água e energia, não são mercadorias!

Notas:

– COMISSÃO MUNDIAL DE BARRAGENS. Barragens e Desenvolvimento: Um Novo Modelo para Tomada de Decisões. Relatório da Comissão Mundial de Barragens. Londres. 2000. Disponível em: <https://www2.mppa.mp.br/sistemas/gcsubsites/upload/41/cmb_sumario.pdf>.

– MAB. Movimento dos Atingidos por Barragens. Ditadura contra as populações atingidas por barragens aumenta a pobreza do povo brasileiro. Disponível em: <http://riosvivos.org.br/a/Noticia/Dossie+++Ditadura+contra+as+populacoes/5634>.

– Atualmente o Conselho Nacional de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana é denominado Conselho Nacional de Direitos Humanos.

– Destinar e fiscalizar as barragens existentes no Brasil, em especial, acompanhar as investigações relacionadas ao rompimento em Brumadinho-MG. Disponível em: <https://www2.camara.leg.br/atividade-legislativa/comissoes/comissoes-temporarias/externas/56a-legislatura/desastre-de-brumadinho/conheca-a-comissao/criacao-e-constituicao/ato-de-criacao-e-aditamento>.

– O rompimento da Barragem B1 de propriedade da empresa Vale causou a morte de 272 pessoas.

Foto: Vinicius Denadai

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro

| Publicado 17/08/2020 por Coletivo de Comunicação MAB MG

“Relações existentes antes do rompimento não são mais possíveis”, afirma pesquisador sobre bacias do Doce e Paraopeba

Professor especializado em Ciência de Dados aplica método para analisar impacto dos rompimentos das barragens nas relações humanas entre os atingidos

| Publicado 15/04/2021 por Movimento dos Atingidos por Barragens - Minas Gerais

No rio Doce, atingidos organizam petição online para evitar “quitação geral” e pedem programa de transferência de renda

Pedido é para que Romeu Zema (Minas gerais) e Renato Casagrande (Espírito Santo) acolham demandas dos atingidos dentro dos novos acordos anunciados com participação do Supremo Tribunal Federal (STF)

| Publicado 11/03/2022 por Coletivo Nacional de Comunicação do MAB

14 de Março: atingidos realizam atos no Dia Internacional de Luta contra as Barragens

Em todo o país, integrantes do MAB, aliados e parceiros saem às ruas para pedir respeito aos direitos básicos dos atingidos e a reparação a todas as vítimas de crimes cometidos por companhias que controlam as barragens no Brasil