Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH) aprova diretrizes para garantir direito a água, esgoto e energia elétrica em meio à pandemia

Denúncia feita pelo MAB junto com a Resolução da CNDH podem beneficiar 12 milhões de famílias no país que só com o cadastro na TSEE, podem ter em média, de acordo com os dados da ANEEL, desconto de 23 reais nas contas de energia

O direito a Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) não tem sido concedido a milhares de famílias que teriam direito ao acesso, violando direitos humanos básicos, principalmente àqueles em isolamento social decorrido da pandemia do coronavírus. 

Essa foi a denúncia feita pelo Movimento dos Atingidos por Barragens – MAB ao Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH), escancarando a violação de direitos fundamentais na vida do povo, que em plena crise na saúde pública e na economia, encontra sem os meios básicos que permitem o direito a quarentena e a higiene para o combate ao vírus. 

O MAB fez um levantamento com os dados oficiais do Ministério da Cidadania, e constatou que existem hoje no Brasil 22 milhões de pessoas que estão inscritas no CAD-ÚNICO, com uma renda familiar per capita de ate meio salário mínimo, e que portanto têm direito ao programa de transferência de renda mínima, que é a TSEE. Desses 22 milhões, apenas 9.404 estão recebendo o benefício, e 12,974 não recebem embora tenham o direito. 

De acordo com o Membro da Mesa Diretora do CNDH, Leandro Scalabrin, “não existem dados técnicos ou justificativas que possam explicar essas informações. Mesmo se considerar a última informação de 2017, de que 1 milhão de pessoas no país não tem acesso a energia, ainda assim são 11 milhões sem acesso aos seus direitos. E se a gente ainda considerar que 30% desses 12 milhões têm algum tipo de ligação elétrica irregular, mesmo assim sobram mais de 9 milhões de  pessoas pra serem contempladas com o beneficio”, pontuou. Scalabrin acredita que grande parte dessas famílias não tem acesso ao direito porque não têm a residência em sue nome, o que, segundo a lei, não pode ser um impeditivo para o cadastro na TSEE. 

Scalabrin justifica tamanha negligência com o fato de que muitas pessoas são contra os programas de transferência de renda pra população no Brasil, e contra os programas de renda mínima, como a TSEE, o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e o Bolsa Família (BF).

“Além disso, as agencias reguladoras servem aos interesses das grandes empresas, das geradoras, distribuidoras e das empresas de transmissão, tendo pouca preocupação com os direitos humanos dos consumidores de energia elétrica, como as milhares de pessoas que têm direito a TSEE”, afirmou. 

Para Scalabrin, há um descaso também do Ministério da Cidadania e das secretarias estaduais e municipais de assistência social. “Existem municípios em que nenhuma família está cadastrada como beneficiária da tarifa social, embora existam 300 mil famílias que pelos requisitos essenciais teriam direito a ela”, afirmou.

Ele ainda denuncia que esse descaso vem por parte da Agencia Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) que não tem tido eficiência em fiscalizar a execução dessa politica pública. “Afinal, por ser um órgão de governo, ela tem acesso aos dados do Ministério da Cidadania”, pontuou.

Por isso ontem (17) o CNDH aprovou uma resolução com foco na garantia de acesso à água, ao esgotamento sanitário e à energia elétrica. Em nota, a Resolução n. 14 “recomenda a estados e municípios que implementem programa de isenção da tarifa de água e esgoto às populações vulneráveis, considerando aquelas com consumo de até 15m³ de água por mês, enquanto permanecer a crise; que seja suspenso o corte de água dos/as consumidores/as residenciais e também os juros e multas decorrentes das contas em atraso; garantido o acesso à água potável às famílias de bairros, comunidades, favelas que não possuem atendimento adequado; e estabelecida proibição do aumento de multas e contas durante a pandemia”.

Em relação à tarifa de energia elétrica, o Conselho faz as recomendações propostas nas medidas emergenciais do MAB, recomendando ao Governo Federal que isente em 100% a conta de energia elétrica para consumidores beneficiados com a tarifa social de baixa renda, porém apenas durante o período de três meses. O MAB defende nas medidas emergenciais, que essa isenção deveria permanecer enquanto perdurar o Estado de Calamidade Pública. 

A Resolução da CNDH aponta também que os órgãos municipais, estaduais e federal das áreas tomem medidas normativas, orientativas e fiscalizatórias, determinando que as concessionárias de distribuição de energia elétrica incluam automaticamente no benefício da Tarifa Social, os consumidores CAD-ÚNICO com renda de até meio salário mínimo e os/as que recebem Benefício de Prestação Continuada (BPC) a partir de abril de 2020 como afirmado em nota. Além disso, ao enviar a revisão para ANEEL, o CNDH solicitou a abertura de um processo pra que essa Resolução entre como ponto de pauta nas próximas reuniões, onde o Conselho pretende defender a proposta e exigir a implementação delas.

O MAB vem denunciando também o aumento nas contas de água de várias regiões do país, dentre elas as principais em Minas Gerais e São Paulo, implicando um aumento nos custos das famílias que hoje, em plena pandemia, e com a maioria da população em trabalhos informais, se encontra sem renda fixa. Para Scalabrin, esse aumento pode levar mais pessoas ao direito da TSEE, considerando que, de acordo com o Ministério da Cidadania, 1 milhão de famílias foram incluídas no Bolsa Família no mês de abril, além da decorrência da crise. 

A denúncia feita pelo MAB junto com a Resolução da CNDH podem beneficiar 12 milhões de famílias no país que só com o cadastro na TSEE, podem ter em média, de acordo com os dados da ANEEL, desconto de 23 reais nas contas de energia. Esse é um direito básico e fundamental do povo brasileiro, além de uma medida emergencial para garantir a vida dos trabalhadores e trabalhadoras do país frente a crise da pandemia. 

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro

| Publicado 08/07/2020 por Leonardo Fernandes / Comunicação MAB

Medidas para energia elétrica são importantes, mas não abrangem totalidade da população pobre

Desde o início da pandemia da Covid-19, o Movimento dos Atingidos por Barragens elabora sobre a necessidade de que as autoridades tomem medidas no sentido de garantir o acesso à energia e a gratuidade do serviço às populações mais pobres

| Publicado 25/03/2020

MAB denuncia que medidas anunciadas pela Aneel são insuficientes para enfrentar a crise

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou na última terça-feira (24) a suspensão dos cortes de energia motivados por falta de pagamento das contas durante o período de 90 dias, no contexto da crise sanitária do COVID-19. Tais medidas são consideradas insuficientes pelo Movimento de Atingidos por Barragens – MAB, que já havia publicado documento no último dia 23, no qual defendia uma série de ações para mitigar os efeitos econômicos provocados pela crise aos mais pobres

| Publicado 17/06/2020 por Leonardo Fernandes / Comunicação MAB

Após pressão, estados aderem a benefícios nas tarifas de água e energia durante pandemia

População de baixa renda cadastrada em programas sociais não terá serviços cortados e vai receber isenção no pagamento, em alguns casos. Conquista do MAB com outras entidades surgiu com o objetivo de estimular quarentena