Pausa na construção da Casa Solidária em Minas Gerais

Em nota, o Movimento dos Atingidos por Barragens – MAB vem comunicar o adiamento da entrega da Casa Solidária que, devido a crise da pandemia do Covid-19, pausou a construção afim de proteger os trabalhadores e trabalhadoras solidários

A quarentena imposta pelo governo atende as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS), na tentativa de diminuir as transmissões e consequentemente, as contaminações pelo vírus.

A Casa Solidária é um produto da Jornada de Luta dos Atingidos: a Vale Destrói, o Povo Constrói, que começou em outubro do ano passado, lembrando os 4 anos do crime da Vale, Samarco e BHP Billiton em Mariana e o 1 ano do crime da Vale em Brumadinho, e que pretende-se finalizar com a entrega da casa.

Essa tinha a proposta inicial de ser entregue em 4 meses, com a primeira data marcada para o dia 21 de março. Com as fortes chuvas que atingiram o estado de Minas Gerais em janeiro e fevereiro desse ano, a cidade de Barra Longa, onde está sendo construída a Casa, teve o rio – atingido pela lama em 2015 e por isso assoreado e contaminado – transbordado, causando destruição e transtornos para a população da cidade. Esse imprevisto atrasou as obras, que não podiam ser feitas com as chuvas, e a nova data de lançamento da casa ficou marcado para o dia 21 de abril.

Agora, com a pandemia do Coronavírus, nossas obras foram, obviamente, paralisadas, com a perspectiva de voltar somente quando as autoridades de saúde responsáveis atestarem a segurança da população em conviver novamente nas ruas. Nós prezamos em primeiro lugar pela saúde do nosso povo, principalmente daqueles que com esforço, empatia e solidariedade estão contribuindo com o MAB e com uma família atingida na construção do nosso símbolo de luta.

A Casa é uma denúncia que nós fazemos à Fundação Renova que, nesses 4 anos e meio desde o crime das mineradoras em Mariana e na bacia do rio Doce, ainda não construiu nenhuma casa de reassentamento coletivo para os atingidos que perderam tudo na lama daquele ano. Mesmo com os imprevistos e sem conseguir entregar em 4 meses o que a Renova não fez em 4 anos, nossa denúncia continua e, em menos de um ano, faremos a entrega a família atingida em Barra Longa.

Como vínhamos anunciando, a Casa Solidária já entrou na fase final, esperando agora o telhado e os acabamentos. Para isso continuamos com a campanha de arrecadação para a compra dos materiais. A campanha está sendo feita através de uma caixinha presente nas comunidades e nos eventos que o MAB participa, e também por transferência na conta bancária, com os dados e descrição da campanha no link: https://mab.org.br/2020/02/03/vale-destr-i-povo-constr-i-contribua-na-constru-da-casa-solid-ria/.

A solidariedade é a principal palavra na construção dessa Casa que chegou até aqui por mãos e dinheiro voluntário. Continuaremos assim até a entrega, contando com a solidariedade do povo e com a contribuição daqueles que, assim como nós, acredita na luta dos atingidos.

Seguimos firmes!

A VALE DESTRÓI O POVO CONSTRÓI!

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro

| Publicado 03/02/2020

A Vale Destrói, o Povo Constrói! Contribua na construção da Casa Solidária

Projeto para construção da casa de uma família atingida pelo crime da Vale, Samarco e BHP em Mariana

| Publicado 26/06/2020

Casa Solidária: voltamos a construir!

Retomamos a campanha de arrecadação da Casa Solidária e direcionaremos parte do recurso arrecado para ações de doação de máscaras e cestas básicas para os atingidos da bacia do rio Doce

| Publicado 04/05/2020

Fundação Renova e a violação do direito à moradia

É preciso perguntar como a Fundação Renova consegue fazer uma (não) reparação dessa forma. E para responder a essa pergunta é também preciso lembrar que, na verdade, estamos lidando com empresas: Vale, Samarco, BHP Billiton e a própria Renova