Sementes crioulas são entregues gratuitamente no interior do Rio Grande do Sul

Ação do Movimento dos Pequenos Agricultores faz parte do debate sobre os efeitos negativos da utilização de transgênicos e da busca da agroecologia  Por Brasil de Fato Pequenos agricultores da […]

Ação do Movimento dos Pequenos Agricultores faz parte do debate sobre os efeitos negativos da utilização de transgênicos e da busca da agroecologia


 Por Brasil de Fato

Pequenos agricultores da região noroeste do Rio Grande do Sul estão recebendo gratuitamente sementes crioulas de Milho Mato-Grosso e Feijáo-Capixaba nessa semana. A iniciativa é uma realização do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), por meio da Cooperativa Mista dos Fumicultores do Brasil (Cooperfumos) em parceria com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS). 

Cada agricultor beneficiário tem direito a 20 kg de milho e 10 kg de feijão crioulos. Para participar, os agricultores devem estar previamente listados, contatados pelo MPA ou terem seus nomes divulgados nas rádios locais que estão sendo beneficiados.

A ação faz parte do debate sobre a utilização dos transgênicos e seus efeitos negativos na saúde humana, além da busca de um modelo alternativo de agricultura, a agroecológica, que trabalha de maneira equilibrada com o meio ambiente e o ser humano.

Segundo Debora Varoli, integrante da coordenação estadual do MPA, o momento é oportuno, já que é uma “ação massiva de enfrentamento aos transgênicos e aos agrotóxicos e evidencia como os camponeses da região estão resistindo ao agronegócio por meio da consolidação da agroecologia”.

Para Antônio Joceli Nunes, beneficiário da ação e camponês que participou da fundação do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), a doação de sementes é mais um passo para que as sementes sejam multiplicadas e doadas para outras pessoas. “Enquanto eu estiver vivo, eu ainda vou defender o trabalho de conscientização da nossa sociedade, do pequeno agricultor”, enfatiza.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro