Líder dos petroleiros cobra reação do governo contra ataques à Petrobrás

por Wanderley Preite Sobrinho, da CartaCapital Pelos corredores da Petrobras, perplexidade. Pelas ruas, silêncio. É assim que os funcionários da maior estatal brasileira vêm reagindo à repercussão da Operação Lava […]

por Wanderley Preite Sobrinho, da CartaCapital

Pelos corredores da Petrobras, perplexidade. Pelas ruas, silêncio. É assim que os funcionários da maior estatal brasileira vêm reagindo à repercussão da Operação Lava Jato, que investiga o desvio de dinheiro público por empresários, políticos e dirigentes da empresa. “Estão envergonhados”, admitiu em entrevista a CartaCapital José Maria Rangel, presidente da Federação Única dos Petroleiros (FUP), representante de quase 500 mil trabalhadores diretos e indiretos da companhia.

Técnico de manutenção na estatal desde 1985, Rangel conta que, ultimamente, declarar-se funcionário da Petrobras pode terminar em piadas, especialmente porque o governo federal estaria calado diante das investidas da oposição. “Não é que o governo fala pouco, ele não fala.”

Na coordenação da entidade desde agosto do ano passado – cinco meses depois de deflagrada a operação –, Rangel tenta lembrar os trabalhadores do desempenho da estatal nos últimos anos, como sua importante participação no Produto Interno Bruto (PIB). O sindicalista também pede punição aos envolvidos no escândalo e a manutenção dos contratos com as empreiteiras: “O Brasil hoje consegue se movimentar sem elas?”

Leia a entrevista completa:

CartaCapital: Como os funcionários da Petrobras acompanham os escândalos na mídia?
José Maria Rangel: Estão todos perplexos. Muitos ficam envergonhados. Em geral os trabalhadores têm evitado falar sobre o assunto porque o debate ganhou as ruas. Quando você diz que trabalha na Petrobras, vem logo uma piadinha sobre a Lava Jato. O esquema de corrupção do Metrô de São Paulo pode ter desviado até mais dinheiro, mas a população não tem esse apego ao metrô porque a Petrobras é um símbolo nacional, mexe demais com a população.

CC: E como a entidade tenta mudar essa percepção entre os funcionários?
JMR: Estamos indo para a frente das fábricas debater o assunto direto com eles. Também distribuímos boletins só sobre esse assunto e organizamos reuniões. A gente mostra que eles e a Petrobras não podem ser confundidos com essa parcela podre da empresa, que precisa ser julgada e pagar pelos maus feitos. Mas também esclarecemos que essas manobras financeiras têm como pano de fundo o financiamento privado de campanhas políticas, já que esse tipo de corrupção na Petrobras existe desde o governo Fernando Henrique Cardoso, como indicam os testemunhos da Lava Jato. A gente também foca nos resultados da empesa.

CC: Como são esses resultados?
JMR: A Petrobras é a empresa de capital aberto que mais produz petróleo no mundo. Em maio ela vai receber um prêmio [Distinguished Achievement Award] por conta da tecnologia de perfuração no pré-sal. Em oito anos, passamos a extrair 800 mil barris no pré-sal, enquanto as empresas ao redor do mundo levam 15 anos para produzir a mesma quantidade. Até 2000, a participação do setor de petróleo e gás era de 3% no PIB brasileiro; hoje é de 13%.

CC: O senhor acha que o governo fala pouco sobre esses resultados?
JMR: Não é que o governo fala pouco, ele não fala. O governo está quieto. Aprendemos com o Lula que não se combate um momento difícil com corte de investimento, salário, emprego. O governo está permitindo que a Petrobras reduza investimentos. Avaliamos que o governo deveria assumir o papel de acionista majoritário e garantir os investimentos para melhorar os ativos da empresa e o desenvolvimento do País.

CC: E o papel da oposição?
JMR: Para mim, ela quer forçar a Petrobras a rever o sistema de partilha do pré-sal. Hoje, a Petrobras é operadora em todos os campos, o que significa que o governo pode contratar a estatal para explorar cada um deles. O que deseja o empresariado é que a empresa exploradora seja decidida em leilão. Quando isso acontece, a companhia que oferecer a melhor proposta leva o campo sob o risco de achar petróleo ou não. No pré-sal é diferente porque o risco de não encontrar é quase nula. Furou, achou.

CC: Mas a investigação desvalorizou os papéis da estatal na Bolsa…
JMR: O lucro da Petrobras foi de 3 bilhões de reais no terceiro trimestre de 2014. Caiu a margem, mas no mesmo período a estatal norueguesa Statoil ou as russas Rosneft e Gazprom tiveram prejuízo. O lucro em todo o setor vem caindo em razão da queda nos preços internacionais. Como a Petrobras não pratica volatilidade desses preços, essa queda da cotação do petróleo foi até benéfica para o Brasil. A estatal vem comprando os derivados mais barato lá fora e vendendo mais caro aqui. Até o ano passado ela pagava 100 dólares lá e jogava a 70 no mercado. Hoje compra a 58 e joga a 80.

CC: O senhor acha que as empresas que formam o cartel devem se afastar da Petrobras?
JMR: Na lógica que estão colocando, as empresas corromperam e devem ser afastadas, banidas do Cadastro Nacional (empresas aptas a fazer negócios com o poder público). Sob essa lógica, o mesmo deveria acontecer com a Petrobras. O que defendemos é que as pessoas responsáveis sejam punidas. O Brasil não tem como substituir essas empresas por companhias estrangeiras. Isso geraria conhecimento lá fora, remessas de divisas e emprego no exterior.

CC: Como os trabalhadores reagiram à substituição de Graça Foster por Aldemir Bendine na presidência da Petrobras?
JMR: Se o mercado reagiu mal é porque a escolha foi boa para nós. A FUP não pediu a cabeça da diretoria passada, mas mudamos de ideia quando ela fez aquela confusão de números na apresentação do balanço do terceiro trimestre de 2014. Talvez pelo cansaço e exposição, mas era o momento de trocar.

CC: Bendine já se reuniu com os trabalhadores?
JMR: Até agora não tivemos nenhuma reunião com o novo presidente. Nós pedimos um encontro, mas não tivemos resposta. Ele assumiu tendo de fechar a contabilidade da empresa e administrar a morte de seis trabalhadores na explosão na plataforma no Espírito Santo [no último dia 11]. Mas nossa primeira impressão é de que ele tem uma visão abrangente e esperamos ser recebidos em breve.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro