Atingidos por barragens participam de encontro nacional, em Brasília

Entre os dias 8 e 12 de abril, cerca de 700 atingidos por barragens de todo o país estarão reunidos, em Brasília, para o Encontro Nacional da Juventude – pelos […]

Entre os dias 8 e 12 de abril, cerca de 700 atingidos por barragens de todo o país estarão reunidos, em Brasília, para o Encontro Nacional da Juventude – pelos direitos dos atingidos por barragens e por um projeto energético popular. O evento, organizado pelo MAB (Movimento dos Atingidos por Barragens), será realizado no Centro Comunitário Athos Bulcão, na Universidade Federal de Brasília (UnB).

O Encontro terá o objetivo de discutir e denunciar a violação dos direitos dos atingidos no processo de construção de barragens e de discutir a respeito dos projetos que constam no novo Plano Decenal de Energia Elétrica, previsto para entrar em consulta pública em abril. Além disso, o Encontro culminará numa formatura simbólica dos jovens atingidos por barragens que estiveram em processo de formação durante o último período.

O MAB também vai debater o projeto da hidrelétrica de Belo Monte, cujo leilão está previsto para acontecer no próximo dia 20/4. “Os atingidos são, historicamente, vítimas de um enorme processo de violação dos direitos humanos. Por falta de uma política pública nesse setor, as hidrelétricas estão difundindo a pobreza e a miséria. Acreditamos que Belo Monte será um forte exemplo desse descaso com a população atingida. Por isso, nesse encontro, também reafirmaremos nossa posição contrária à Belo Monte”, afirmou RogérioHohn, da coordenação nacional do MAB.

A abertura está prevista para as 15 horas do dia 8/4, com a participação de representantes de diversas organizações parceiras do Movimento e com órgãos do Governo.  Na noite do dia 8, o MAB e demais movimentos da Via Campesina irão fazer o Lançamento da Campanha mundial da Via Campesina para acabar com as violências contra as mulheres. A Campanha terá um caráter de denúncia e pretende desmistificar a naturalização da violência física ou psicológica.

O Encontro Nacional da Juventude é a continuação da jornada de lutas realizada em meados de março pelo MAB em virtude do Dia Internacional de Luta Contra as Barragens, onde os atingidos realizaram acampamentos e mobilizações em várias regiões do país.

Resumo da Programação:

Data

Turno

Tema

08/04

Manhã

Chegada

 

Tarde

Abertura – ato político às 15h

 

Noite

Ato de lançamento – Campanha mundial da Via Campesina para acabar com as violências contra as mulheres

09/04

Manhã

Análise da conjuntura geral (internacional e nacional)

 

Tarde

Análise da conjuntura energética (geral)

 

Noite

Momento cultural (poesias e músicas)

10/04

Manhã

Elaboração da plataforma política do MAB frente aos desafios da conjuntura

 

Tarde

Participação do governo

 

Noite

Momento cultural (apresentações musicais das regiões)

11/04

Manhã

A luta pelos direitos dos atingidos por barragens – relato das experiências dos atingidos

 

Tarde

A pauta e a luta do MAB

 

Noite

Formatura dos jovens atingidos

12/04

Manhã

Ato de encerramento

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro