CPT lança relatório sobre conflitos no campo

A Comissão Pastoral da Terra (CPT) lança, no dia 15 de abril, na cátedra da Unesco, em São Paulo (SP), o relatório Conflitos no Campo Brasil. O relatório, que chega […]

A Comissão Pastoral da Terra (CPT) lança, no dia 15 de abril, na cátedra da Unesco, em São Paulo (SP), o relatório Conflitos no Campo Brasil. O relatório, que chega à sua 25ª edição, apresenta análises e dados da violência contra os trabalhadores rurais, conflitos pela terra, mortes e ameaças de mortes. É o estudo mais completo sobre o tema.

Leia abaixo a carta divulgada pela CPT:

A investida do capital, de organizações da direita e do agronegócio continua cada vez mais forte sobre os lutadores e lutadoras do campo, bem como sobre os defensores e defensoras dos direitos humanos em nosso país.

Cada dia mais podemos acompanhar as sucessivas tentativas de criminalização dos movimentos e organizações sociais, e de seus militantes em todo o Brasil.

Preocupada com essa realidade, a Comissão Pastoral da Terra, em 2009, trouxe a questão da criminalização como eixo central e capa de sua publicação anual Conflitos no Campo Brasil.

Em 2010, a CPT irá lançar a publicação referente aos dados de 2009 no dia 15 de abril, na cátedra da Unesco, na praça da Sé, em São Paulo (SP).

Será sua 25ª edição. Edição essa que só pelo fato de ainda ser necessária, já não pode ser comemorativa.
A necessidade de se publicar um livro com as denúncias dos conflitos que trabalhadores e trabalhadoras ainda enfrentam no campo brasileiro, por si só, mostra os poucos avanços na defesa dos direitos humanos no Brasil e na realização da tão sonhada reforma agrária.

O lançamento do Conflitos no Campo Brasil, portanto, não será um momento comemorativo, mas um momento de reflexão e de debate. Um momento para discutirmos com a sociedade as agruras que ainda se mantêm sobre o campesinato brasileiro, e as novas armas utilizadas pela direita latifundiária para criminalizar, perante a opinião pública, a luta de milhares de trabalhadores e trabalhadoras em todo o Brasil.

Diante disso, a CPT propõe a realização de um debate, no dia do lançamento de sua publicação, com a presença de representantes de movimentos e organizações sociais, lideranças religiosas, estudantes, representantes da imprensa, políticos e demais convidados.

Paz e Bem!

Goiânia, 10 de março de 2010.
Coordenação Nacional da Comissão Pastoral da Terra

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro