Atingidos por barragens serão recebidos pela Chesf, em Recife

Fruto do acampamento realizado na semana passada em Sobradinho (BA), na próxima quarta-feira (24) os atingidos pelas barragens de Sobradinho, Riacho Seco e Pedra Branca, e a direção regional do […]

Fruto do acampamento realizado na semana passada em Sobradinho (BA), na próxima quarta-feira (24) os atingidos pelas barragens de Sobradinho, Riacho Seco e Pedra Branca, e a direção regional do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), serão recebidos em audiência pela diretoria da Companhia Hidroelétrica do São Francisco – Chesf, em Recife, na sede da empresa.

A audiência representa a abertura de um canal de negociação, onde serão cobrados o pagamento da dívida social das famílias atingidas pelas barragens de Sobradinho e Itaparica; a suspensão dos projetos de construção das hidrelétricas de Riacho Seco e Pedra Branca; e a paralisação das obras de Transposição do Rio São Francisco. Além disso, os atingidos irão pautar o projeto de reestruturação e desenvolvimento para o Vale do São Francisco.

Com relação à pauta do MAB de reassentar as famílias atingidas por barragens que ficaram sem terra, no dia 12 de março houve uma reunião entre o Movimento, representantes do INCRA nacional e do INCRA dos estados do nordeste (CE, PE, BA e PB). Como encaminhamentos dessa reunião, hoje (22) iniciou o cadastramento das famílias atingidas pela barragem de Acauã, na Paraíba. Já no dia 25, o MAB e o INCRA do Ceará se reunirão em Fortaleza para fazer o plano de trabalho do estado.

“Foi feito entre nós um acordo de que, em 30 dias de trabalho, todos os atingidos por barragens sem terra já estejam cadastrados no nordeste. O desafio agora é continuarmos as mobilizações para viabilizarmos os reassentamentos o quanto antes. Há anos sofremos sem ter um lugar certo para plantar e criar nossos filhos, já é hora de conquistarmos nosso chão. Para nós, essa é parte do pagamento da dívida do estado com os atingidos por barragens”, afirmou Nívea Diógenes, da coordenação do MAB.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro