Lutas, sonhos e verdades!

É comum ouvirmos as pessoas julgando, com base no senso comum, os assentamentos do MST (Movimento dos Sem-Terra) e os reassentamentos do MAB (Movimento dos Atingidos por Barragens) como improdutivos, […]

É comum ouvirmos as pessoas julgando, com base no senso comum, os assentamentos do MST (Movimento dos Sem-Terra) e os reassentamentos do MAB (Movimento dos Atingidos por Barragens) como improdutivos, e seus sujeitos como um “bando de vagabundos”. Essa opinião nada mais é do que a reprodução da opinião dos grandes meios de comunicação. Opiniões essas que são construídas sob o preconceito histórico que a burguesia brasileira tem sobre os pobres. Para isso, editores e jornalistas são pagos para montar suas matérias no conforto de suas mesas de trabalho.

No entanto, os índices de produtividade provam que estas opiniões são falsas e quem as conhece confirma a falsidade. No município de Pinhal da Serra e Esmeralda, no norte do Rio Grande do Sul, assentados da reforma agrária somados com os recentes reassentados do MAB, através do cultivo de amoras, maçã, milho, soja, leite, hortaliças e outros derivados da roça, fazem das grandes extensões de terras um verdadeiro “jardim”, transformando o que antes era coberto por grama e gado.

O reassentamento São Francisco de Assis, localizado no município de Esmeralda, é outra prova disso. Em pouco tempo de existência, esse reassentamento produz em média 150 mil litros de leite mensais, o que faz daquela comunidade, que conta com aproximadamente 30 famílias, a maior bacia leiteira do município. É assim também com os reassentados no município de Chiapeta/RS, atingidos pela UHE Itá, com mais de 300 mil litros de leite mensais. E repete-se com os reassentados nos municípios de Barracão e Erechim. A produção de alimentos cresce aceleradamente a cada ano. Cooperativas e agroindústrias brotam dessas terras. Essa é a verdadeira “face” da realidade.

Pena que alguns promotores, juizes e políticos, infelizmente, consideram ser nociva para nosso país, querendo tornar crime os meios para ter acesso ao direito de produzir. Alguns vão mais além, dizem que tudo isso é um risco para a soberania nacional, inclusive produzir 150 mil litros de leite todo mês.

Comprova-se que a conseqüência da reforma agrária é o aumento da taxa de emprego, maior circulação e distribuição da economia, e o mais importante: o aumento da produção de alimentos saudáveis em um país onde crianças morrem de fome todo dia. A fome sim é um risco à soberania nacional e deveria ser considerada crime!

Essas comunidades através da luta conseguiram mais do que um pedaço de chão, conquistaram sim, um sonho. Um sonho que está sendo construído a cada dia e que aos poucos vai construindo um novo Brasil.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro