O vazamento da barragem de Campos Novos

Fiasco da Engenharia ou Irresponsabilidade dos Investidores Privados? Algo gravíssimo aconteceu em Campos Novos (SC), com a Barragem do consócio Enercan – formado pelo Banco Bradesco, Votorantim e Camargo Corrêa […]

Fiasco da Engenharia ou Irresponsabilidade dos Investidores Privados?

Algo gravíssimo aconteceu em Campos Novos (SC), com a Barragem do consócio Enercan – formado pelo Banco Bradesco, Votorantim e Camargo Corrêa – que construiu a Usina Hidrelétrica Campos Novos, no Rio Canoas. Gravíssimo e inédito. Um vazamento gigante na estrutura da barragem obrigou o consórcio a esvaziá-la para realizar o concerto.

Antes disto, por vários dias, o desespero tomou conta das famílias que residiam à jusante da barragem que vertia água aos borbotões. O Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) denunciou sistematicamente, mas a empresa sempre negou até que o império dos fatos se impôs. Neste meio tempo, ficou patente a omissão comprometedora da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), que deveria acompanhar, fiscalizar e checar as denúncias que poderiam ter levado a região a uma catástrofe sem precedentes. Ao invés de agência reguladora, a ANEEL agiu como agência encobridora. Da mesma forma deve-se questionar o IBAMA que concedeu a Licença de Operação, apesar da graves denúncias que pesavam sobre a Enercan, sem perceber em suas vistorias o problema que vinha sendo denunciado.

A Enercan celebrizou-se, na construção da barragem, por negar os direitos dos atingidos e perseguir suas lideranças. Operou de forma brutal, desumana e policialesca por todo o tempo da construção da dita barragem. Por longas semanas agricultores atingidos pela construção daquela hidrelétrica amargaram na prisão por lutar por seus direitos mínimos. Depois encheu o lago sem derrubar a mata, o que provocará graves problemas ambientais em futuro próximo. E agora apresenta ao país o maior vexame de engenharia que o Brasil jamais presenciou na construção de uma Usina Hidrelétrica, além de colocar em risco um número incalculável de vidas e de promover o abalo psicológico em inúmeras famílias vizinhas do vazamento de água que viveram amedrontadas durante vários dias antes da decisão de esvaziar o lago.

Diante do fato, cabem algumas perguntas:

– Por que nenhuma providência foi tomada pelos órgãos competentes, apesar das denúncias?

– Que providências o Ministério Público Federal vai tomar em relação à ANEEL e seu presidente pela omissão diante de fato tão grave?

– Que providências o Conselho Regional de Engenharia vai tomar diante do fiasco e do risco de desastre? Será aberto algum tipo de expediente ou processo de apuração de responsabilidades? Que dirão os responsáveis técnicos da obra?

Mas cabe uma análise mais profunda. Pode-se creditar o fiasco à engenharia brasileira e talvez seja esta a conclusão que se divulgará à imprensa. Mas sua história de competência já demonstrada – e que é referência internacional – não corroboram esta conclusão apressada. Então precisamos buscar as explicações em outras causas.

Uma boa linha de raciocínio pode ser a privatização da geração de energia promovida pelo Governo Fernando Henrique Cardoso e ainda não estancada, infelizmente. Os investidores privados, já conhecidos por suas práticas, trabalham com a seguinte lógica: menor custo possível e retorno dos investimentos no período mais curto possível. Isto pressiona, na prática, à uma lógica de redução de custos que sacrifica as questões ambientais, a qualidade dos reassentamentos e o preço justo das indenizações e, por derradeiro, a qualidade e a segurança das obras de construção civil. A lógica do retorno rápido do capital investido transforma-se em irresponsabilidade social, ambiental e, com o caso de Campos Novos, em ameaça à vida das populações ribeirinhas à jusante da barragem.

As empresas públicas sempre foram acusadas de lentas, ineficientes, corruptas e caras. Hoje podemos afirmar que os capitalistas privados com dinheiro público do BNDES na construção de barragens é que são lentos (terão que consertar uma barragem pronta), são ineficientes, o barato custará caro e fazem parte do rol dos corruptores que sustentam a corrupção no sistema público. Em contrapartida o sistema público de geração e distribuição de energia no Brasil tem demonstrado competência tanto no sistema Eletrobrás como na Petrobrás, que, acima do tudo, é do povo brasileiro e é infinitamente mais seguro. E quando apresenta problemas de qualquer ordem o povo, através do voto democrático, tem o poder de trocar seus gestores.

Reestatizar o sistema elétrico nacional e construir no debate nacional um modelo mais justo de geração (inclusive priorizando fontes alternativas), transmissão e distribuição de energia elétrica se impõe no debate nacional do futuro do Brasil. Porque as águas, os rios, os ventos, as riquezas do subsolo e a energia do sol são de todo o povo brasileiro e devem ser usados por ele e em seu favor, para resolver seus problemas do dia-a-dia e não para engordar as contas bancárias de meia dúzia de investidores privados.

Para que se previnam e não se reproduzam desastres como o de Campos Novos e tantos outros cuja informação sequer chega ao conjunto da população.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro

| Publicado 19/05/2006

Pela reestatização da CVRD

| Publicado 06/03/2006

Águas mercantilizadas de março